Se o momento é de dificuldade, é hora de inovar. Ou seja, mesmo diante de dificuldades impostas pelo isolamento social e pela pandemia, não se deve parar de olhar adiante e buscar novas soluções. Este foi um entre muitos assuntos tratados na LIVE da Flexo&Labels de ontem, 02/07, que contou com a participação de Fabio Ribeiro, diretor para a América Latina de soluções de banda estreita da Flint Group.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de tintas, Fabio destacou os impactos que o Covid-19 causou no segmento de tintas para aplicações em banda estreita, bem como as mudanças pelas quais o setor passa há quase quatro anos e os desafios da Flint Group em 2020.

“O mercado mudou o comportamento da noite para o dia devido ao Covid-19. Houve um crescimento reativo à pandemia no setor de alimentos, indústria farmacêutica e homecare, mas com as restrições governamentais de quarentena muitas das empresas tiveram que reduzir pessoal, diminuir turno, às vezes jornadas de trabalho, afetando de maneira geral o pequeno, médio e até os grandes convertedoras, ou seja, as gráficas multinacionais”, diz Fabio.

Segundo ele, apesar dos impactos negativos no âmbito comercial, a Flint Group colocou em práticas os seus “Core Values” de maneira global: Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Integridade e Compliance, Clientes, Colaboradores e Acionistas. “Por sermos uma indústria química, acredito que as boas práticas no manejo dos produtos químicos e a segurança e saúde dos colaboradores ajudou principalmente em relação a conscientização de que havendo uma boa comunicação, proteção individual dos colaboradores através do álcool gel, o lavar das mãos e o distanciamento social, tem favorecido ao número mínimo de infectados na empresa de forma global”, afirmou.

Contudo, Fabio afirma que o desenvolvimento de novas soluções segue sendo prioritário na Flint. “A Flint está 100% focada no desenvolvimento de produtos e serviços e se utiliza basicamente de duas plataformas tecnológicas para isso: uma delas localizada na Suécia (Trelleborg) e outra nos EUA (Rogers), onde nosso corpo técnico de forma contínua aprimora e desenvolve novas séries de tintas UV, tintas de baixa migração (indústria alimentícia com contato indireto do substrato impresso no alimento), primers de alto poder de aderência sobre multisubtratos, tintas UV LED e tintas à base de água”, diz.

Desde a última Label Expo em Bruxelas, a Flint firmou uma parceria com o fabricante de lâmpadas LED que se chama GEW, ou seja, com preços super especiais na aquisição tanto para quem quer trocar (fazer um retrofit) de uma lâmpada de mercúrio por uma lâmpada de LED em uma ou mais estações nas impressoras, quanto em máquinas de impressão novas inclusive com o suporte total da GEW, na construção e adaptação dos frames para suporte das lâmpadas etc. “Também temos a nova linha de tintas UV Dual Cure, ideal para casos em que o convertedor tem um equipamento no qual opta-se por uma lâmpada de LED ou de mercúrio de acordo com uma necessidade específica.Sendo assim,uma única tinta ideal e já está disponível em todas as cores,com funcionalidade excelente em vários substratos e principalmente aqueles utilizados na impressão dos filmes termoencolhíveis”, disse.

Outro lançamento é a plataforma chamada VIVO Colour Solutions, que oferece um sistema único de gerenciamento de cores, através de um portal onde uma quantidade imensa de formulações prontas para uso está disponível, e foram centralizadas em nuvem (cloud) de fácil acesso de modo que o convertedor tenha a possibilidade de baixar em poucos segundos uma fórmula específica – um Pantone, por exemplo -, para otimizar o seu trabalho interno de desenvolvimento de cor.

Feira

Fabio destacou que as expectativas para a Flexo & Labels 2021 são bastante altas. Segundo ele, o evento tem tudo para se consolidar como a referência do setor em toda a América Latina e expandir a visitação internacional. A ausência de feiras em 2020 também deve colaborar para que a Flexo & Labels 2021 se consolide como o principal palco para se ver novidades e tendências.

“A expectativa é bastante elevada, haja vista que este ano não teremos a Label Expo em Chicago.Então, creio que todos os convertedores e a indústria de banda estreita estarão em peso participando do evento, que terá um dia a mais. Certamente, a Flint Narrow Web estará presente com sua força máxima como tem se repetido ao longo destes últimos anos”, diz Fabio.