Em 4 de outubro de 2021, o grupo ARMOR anunciou a aquisição da empresa IIMAK (International Imaging Materials, Inc.). A atividade combinada de transferência térmica será denominada de ARMOR-IIMAK com receitas consolidadas superiores a 400 milhões de dólares, estabelecendo firmemente a empresa como a líder de mercado global na concepção e produção de ribbons de transferência térmica para a impressão de dados variáveis de rastreabilidade em etiquetas e embalagens flexíveis.

Hubert de Boisredon, presidente e diretor executivo do grupo ARMOR, afirmou: “Convencido de sua importância estratégica, Eu tenho perseguido ativamente essa fusão e hoje estou profundamente orgulhoso de poder anunciar essa aquisição. Nosso principal objetivo será unificar nossos pontos fortes de modo a beneficiar nossos clientes, parceiros e funcionários.”

Com uma história de ambas as empresas que remonta à década de 1980 por meio de uma licença compartilhada da empresa japonesa Fujicopian até 1998, a ARMOR se beneficiou de um sólido crescimento na Europa, com a IIMAK se beneficiando semelhantemente nos EUA. A ARMOR-IIMAK agora possui 1650 funcionários que produzem mais de 2,5 bilhões de m² de ribbon de transferência térmica. Christian Lefort, que recentemente integrou o grupo ARMOR, irá dirigir a entidade.

Christian Lefort, CEO da ARMOR-IIMAK: “Os caminhos de nossas duas empresas, ambas líderes históricas de mercado em tecnologia de transferência térmica, voltam a se cruzar e passarão a estar irrevogavelmente unidas. Essa fusão irá beneficiar todos os nossos clientes e parceiros externos, bem como nossos funcionários. Estou encantado e me sinto honrado em liderar essa fusão com o pleno apoio de todos na IIMAK e na ARMOR.”

Doug Wagner, CEO da IIMAK, foi nomeado como presidente da ARMOR-IIMAK Americas. Ele terá um papel fundamental no processo de integração e na concretização das sinergias na nova entidade, especialmente nas Américas.

Doug Wagner: “Estou satisfeito por termos conseguido tornar esta fusão histórica uma realidade.  A combinação de nossas duas empresas resulta em uma forte Organização global que criará um novo valor para nossos clientes e novas oportunidades para nossos colaboradores. Estamos entusiasmados por fazer parte dessa nova jornada como ARMOR-IIMAK”.

Vale também ressaltar que as duas Empresas estão unindo forças com múltiplos objetivos, incluindo:

  • Fortalecimento da respectiva presença na América do Norte e do Sul;
  • Oferecendo aos clientes o portfólio de produtos mais completo do mercado;
  • Alavancando o desenvolvimento tecnológico conjunto para aprimorar os produtos existentes e desenvolver rapidamente novos; e
  • Reduzindo a pegada de carbono por meio de logística otimizada.

Por meio dessa fusão, a nova Entidade irá desfrutar de uma cobertura industrial global com três centros de revestimento (entintamento), um em cada uma de suas regiões (Américas, Ásia e Europa) e quase vinte unidades de corte. A empresa já está planejando abrir novas filiais de corte/enrolamento para maximizar a proximidade do cliente.

A ARMOR comprou a IIMAK de seu acionista majoritário ACON Investments, L.L.C. (“ACON”).  Anjali Jolly, sócia da ACON, comentou: “Queremos agradecer à equipe de direção da IIMAK sob a liderança do CEO Doug Wagner por uma excelente parceria durante nossos três anos de propriedade. Desejamos à ARMOR-IIMAK muito sucesso no futuro.”

Esse negócio, que foi concluído com o apoio da PwC e da JonesDay, também inclui as atividades industriais de tintas fluidas da IIMAK, mas exclui sua atividade de fabricação de dispositivos médicos por contrato, iiMED. Os termos financeiros da transação são confidenciais.

Hubert de Boisredon conclui: “Estou absolutamente maravilhado com essa grande aquisição, que assinala um novo começo para toda a ARMOR. A mesma abre novos horizontes em todo o grupo, não apenas para a ARMOR-IIMAK, mas para todas as outras divisões.”

Sobre a ARMOR

A ARMOR é especialista na formulação industrial de tintas e no revestimento de camadas finas em filmes finos. O grupo é o líder global de mercado na concepção e fabricação de ribbons de transferência térmica para a impressão de dados variáveis de rastreabilidade em etiquetas e embalagens flexíveis. Líder europeu de mercado em serviços e consumíveis de impressão inovadores e sustentáveis, o grupo é pioneiro no desenvolvimento e produção de tintas industriais e materiais inovadores, tais como filmes solares orgânicos, coletores revestidos para baterias elétricas e filamentos sob medida para manufatura aditiva. Com uma presença internacional, a ARMOR Group possui aproximadamente 2450 funcionários em cerca de 20 países diferentes.  Em 2020, divulgou uma receita anual de 274 milhões de euros. Todos os anos, o grupo investe cerca de 30 milhões de euros em equipamentos industriais e P&D. A ARMOR é uma empresa responsável comprometida em estimular a inovação na sociedade. www.armor-group.com

Sobre a IIMAK

A IIMAK é uma empresa global de desenvolvimento e fabricação de produtos consumíveis de impressão, imagem e marcação com 1000 funcionários em todo o mundo. Com centros de produção nos EUA, Bélgica, Brasil e México, a IIMAK é uma especialista de longa data em ribbons de transferência térmica, oferecendo uma gama completa de produtos. Também diversificou sua carteira para incluir tintas para impressoras jato de tinta, filmes térmicos diretos e outros produtos relacionados. www.iimak.com.

Sobre a ACON Investments, L.L.C. A ACON Investments, L.L.C. é uma empresa internacional de investimento de capital privado sediada em Washington, DC (EUA) que gerencia fundos acionários privados e sociedades para fins específicos que realizam investimentos nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Fundada em 1996, a ACON é responsável pelo gerenciamento de cerca de 6 bilhões de dólares de capital. A ACON possui profissionais em Washington, DC, Los Angeles, Cidade do México, Madrid, São Paulo e Bogotá. Para mais informações, visite www.aconinvestments.com