Bruno Mortara destaca importância da normatização para a indústria de flexografia

Na LIVE da última quinta-feira, 19/11, o diretor técnico da ABTG, Bruno Mortara, realizou uma explanação muito interessante sobre as diversas atividades que a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica vem desenvolvendo há mais de 60 anos.

Entre os vários trabalhos em nível de educação e capacitação que a entidade realiza está a participação na elaboração e disseminação de normas nacionais e internacionais para a indústria gráfica, incluindo o segmento de flexografia e impressão de rótulos/etiquetas.

Bruno destacou o crescimento da participação do processo flexográfico banda estreita na produção de embalagens, e justificou a importância de se normatizar fluxos produtivos justamente devido a essa expansão.

“Criar processos padronizados significa ganhar tempo, assertividade e também economizar. É produzir com mais qualidade dentro do padrão que o cliente espera, e poder repetir essa qualidade em outras tiragens ou mesmo na produção em outras localidades. Os proprietários de marca esperam por isso e as empresas têm que estar preparadas”, salientou Bruno.

Durante a conversa, conduzida pela organizadora da Flexo &Labels 2021, Marcia Romano, Bruno ressaltou, ainda, novas demandas do segmento Flexo, como uso de gama expandida e normas que norteiam os processos de impressão em níveis de cor, tipos de mídia, formatos etc. Aproveitou também para reforçar o convite para que empresários gráficos e técnicos participem as reuniões abertas do ONS-27 que acontecem virtualmente na ABTG.

Questionado sobre o custo da implantação de normas ISO em uma empresa convertedora ou gráfica, Bruno enfatizou: “O custo equivale a investir em equipamentos para medição de cor e equipamentos de impressão que permitam ajustes adequados, de acordo com a qualidade que se espera obter. É um erro pensar que somente grandes empresas podem se beneficiar com certificações ISO; pequenas empresas podem e devem buscar padronizar seus processos como uma forma de trabalhar com profissionalismo, economizar por meio de diminuição de desperdícios e erros, e atender a qualidade que o cliente espera”, disse.

Solução para impressão termoencolhível banda média é a novidade da Furnax para a Flexo & Labels 2021

A quatro meses da Flexo & Labels 2021, a Furnax já prepara suas novidades para o público visitante o principal evento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas da América Latina.

Durante os quatro dias de exposição (9 a 12 de março) no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, a empresa, que representa marcas líderes mundialmente nos segmentos em equipamentos e insumos para atender ao mercado gráfico, rótulos e etiquetas, embalagens e papelão, destacará uma solução de impressão para termoencolhíveis com largura diferenciada (banda média). Com servoacionamento, o equipamento não possui sistema de engrenagem e cardan. Conta com sistema inovador de porta-clichês e oferece velocidade média de até 200 metros/minuto.

“Trazer um equipamento com formato diferenciado ajuda a abrir mercado para a área de impressão em banda média. O mercado de termoencolhíveis está em constante crescimento e tem se desenvolvido cada vez mais, por dar mais visualização ao produto, rótulo quase que em 360° envolvendo toda a embalagem”, salienta Tadeu Massa, representante comercial da Furnax.

“A Furnax acredita que a Feira Flexo e Labels é uma grande oportunidade para sedimentar os fornecedores e fazer uma avaliação de posicionamento do mercado de rótulos, etiquetas e flexíveis. Para os investidores em potencial é um facilitador, pois podem acompanhar todas as tendências e possibilidades desse segmento em um só lugar”, frisa Massa.

ABTG anuncia apoio oficial à Flexo & Labels 2021

Mais uma entidade entra para o grupo de apoiadores da Flexo & Labels 2021, principal evento do segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas da América Latina que acontecerá de 9 a 12 de março, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Trata-se da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), tradicional entidade focada no estudo e divulgação de tecnologias para o segmento gráfico que, há mais de 60 anos, trabalha junto ao mercado para promover capacitação técnica de qualidade. Também é credenciada pela ABNT como a entidade responsável na indústria gráfica para normalização setorial (ONS27/ABNT).

“Ficamos muito honrados com o apoio da ABTG ao nosso evento. É uma verdadeira somatória de forças de todos os que desejam ver o crescimento do segmento de impressão – no nosso caso, mais especificamente, da Flexografia, da impressão de rótulos e etiquetas autoadesivas”, salienta Marcia Romano, diretora da Inmotion Eventos e organizadora da Flexo & Labels 2021.

“A ABTG tradicionalmente foca na divulgação de técnicas e tecnologias que colaboram para o crescimento do mercado de impressão. A Flexografia vem atraindo a atenção dentro do processo de produção gráfica, e é nossa intenção estar cada vez mais próxima desse mercado. Já temos uma relação próxima com a Abiea, e, ao apoiar a Flexo & Labels, queremos estar ainda mais sintonizados com as tendências desse setor, e, assim, também colaborar para a disseminação de informações técnicas de qualidade, que é o nosso papel”, disse Bruno Mortara, diretor técnico da ABTG.

Flexo & Labels 2021 anuncia Prêmio Ícones da Flexografia

De 9 a 12 de março de 2021 será realizada a segunda edição da Flexo & Labels, evento internacional que reúne os principais players do segmento de rótulos, etiquetas e flexografia banda estreita do Brasil e da América Latina.

O evento do ano que vem acontecerá algumas novidades; além da área de exposição no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, a feira também será palco de duas premiações do setor: o 7º Prêmio Abiea, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas e Rótulos Adesivos, e, agora, o novo Prêmio Ícones da Flexografia, que ocorrerá em sua primeira edição com cerimônia marcada para o dia 10 de março, a partir das 19h, no auditório da feira.

O objetivo da nova premiação é reconhecer o trabalho de profissionais que contribuíram e/ou ainda muito contribuem para o crescimento do mercado flexográfico brasileiro por meio do empreendedorismo, de novidades e disseminação de informações.

Os escolhidos serão indicados pelos próprios expositores (cada um deve indicar três nomes) para, posteriormente, serem colocados em votação, a qual definirá os dez homenageados.

“Ainda que as tecnologias sejam importantíssimas para o crescimento das empresas, são as pessoas que realmente fazem a diferença em nosso mercado. O 1º Prêmio Ícones nasceu com essa proposta, ou seja, reconhecer e homenagear profissionais que constroem o dia a dia do segmento flexográfico no Brasil. Sem eles, certamente não estaríamos aqui”, disse Marcia Romano, diretora da Inmontion e organizadora da Flexo & Labels 2021.

Reinaflex projeta crescimento para 2021

Crescimento, otimismo e muito trabalho. Estas são as metas da Reinaflex para 2021, segundo seu proprietário Edson Alves

A empresa, cuja criação se deu a partir da Inozagam (fabricante de eixos expansivos, mancais de troca rápida, freios pneumáticos, freios a pó magnético, etc.) hoje é especializada na fabricação de equipamentos de tambor central banda estreita e média, e de acessórios para produção flexográfica. Possui fábrica em Indaiatuba e acumula uma sólida carteira de clientes no Brasil e em outros países do mundo.

“Somos uma empresa sólida, com musculatura, sem ‘aventuras’, mantendo sempre uma tradição de seriedade”, salienta Edson.

Essa solidez e confiabilidade junto aos clientes foi fator-chave para o enfrentamento da retração de investimentos durante a pandemia. “Nos ajustamos com uma velocidade incrível; não entramos em nenhum programa do governo, eliminamos algumas ‘gorduras’ que existiam no quadro de funcionários e a grande sacada foi que, durante esse período, existia uma ameaça de fechamento das empresas que não estariam ligadas à cadeia da Covid19. Pensei então que deveríamos agregar algo dentro da cadeia produtiva do Covid, algo que a fábrica não perdesse o foco…. então surgiu dentro de várias ideias, a ideia em produzir a máquina para fabricação de máscaras. Do surgimento da ideia, até o teste do equipamento, levaram apenas 16 dias, sendo vendida a primeira unidade com 20 dias do início do projeto”, conta Edson.

Os resultados? Expansão na linha de produção e diversificação dos negócios.

“Fabricamos seis equipamentos até o mês de agosto, mantendo o volume desejável de vendas”, diz. “Estamos fechando o ano com crescimento, novos projetos, controles de custos e produção mais elaborados e precisos, obrigando nos dias atuais a todos se tornarem mais corporativos.”

Para 2021, ano em que acontece a Flexo & Labels, Edson deixa a meta muito clara: crescer.

“Temos uma meta de atingir a marca de 50 impressoras no ano. O mercado segue bastante otimista, com 50% do nosso mercado concentrado ao mercado externo, já com equipe de vendas presente em vários países da América Latina, e uma pequena representatividade na Europa. Vendemos neste ano dois equipamentos para a Europa, além de um equipamento para o Canadá através de uma indicação de um representante da América do Norte. Todos os equipamentos atendidos ao mercado europeu contam com a certificação CE além da Reinaflex já possuir a certificação UL para o mercado americano e Canadense.”

Para suportar essa meta, também foram realizados investimentos na linha de produção. “Modificamos alguns processos de trabalho que otimizaram bastante nosso dia a dia, além de investirmos em máquinas de usinagem, equipamentos de ponta, para que todos os itens de nossas máquinas pudessem ser fabricados internamente.”

PAPER LABEL adquire a primeira unidade da máquina ETIRAMA SPS2

A empresa PAPER LABEL, localizada em Barueri/Brasil, por meio do seu diretor Marne Machado, com mais de 30 anos de experiência no segmento de etiquetas e rótulos, adquiriu a primeira unidade da nova impressora flexográfica modular Etirama modelo SPS2. Esta é a sexta aquisição de equipamento da marca Etirama pela empresa.

O novo modelo da impressora Etirama é equipado com servo motores no sistema de transmissão, o que proporciona melhor performance e produtividade para o gráfico convertedor. Está montada sob a plataforma Be Easy, que é a nova geração global da marca para impressoras de alto desempenho.

A apresentação oficial do equipamento será em março de 2021, durante a feira Flexo&Labels 2021, que acontecerá de 9 a 12 de março na cidade de São Paulo.

Mercado de flexografia, rótulos e etiquetas está majoritariamente aquecido, analisa consultor

O mercado está aquecido e as empresas, em geral, estão tendo seus melhores meses de faturamento justamente durante a pandemia. Esta é a análise de Eudes Scarpeta, consultor, mentor e fundador do IMP – Instituto de Impressão. Eudes, que também é dono da FlexoShopping, loja online especializada em soluções para Flexografia, destaca que as vendas por meio de aplicativos, bem como o aumento da demanda em segmentos de higiene e cosmético, geraram um fenômeno até então inesperado entre convertedores e gráficas de flexografia, rótulos e etiquetas – isto é, o crescimento exponencial no volume de produção.

“Aquelas empresas do setor que não estão sentindo esse aquecimento certamente devem olhar para seus negócios e analisar o que está havendo de errado”, frisou, durante a LIVE da última quinta-feira, 22 de outubro, com Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels 2021.

Bolha

Para ele, é inevitável considerar que o mercado está, de fato, vivendo uma espécie de bolha de crescimento, a qual, em breve, deve estourar. “Estamos falando de algo que deve se manter até dezembro deste ano, segundo análises”, reforçou.

Contudo, o cenário deve se manter positivo em médio prazo. “Após essa bolha passar, acredito que as demandas voltarão os níveis que tínhamos antes da pandemia. Não acredito necessariamente em algo ruim, mas sim que voltaremos aos patamares da normalidade”.

Investimento

Eudes frisou, ainda, que o momento é ideal para que empresários repensem seus modelos de negócios e projetem investimentos pensando nas características do mercado pós-Covid.

Ele citou a Flexo & Labels como uma das iniciativas importantes nesse sentido, uma vez que a demanda representa por investimentos em novas tecnologias deve escoar no ano que vem com a realização de novos negócios. “Tenho certeza de que a feira acontecerá com sucesso. Além de ser um lugar para se atualizar em termos de tecnologia e investimentos, também é a oportunidade de o mercado se encontrar, de trocarmos informações”, disse.

Inscrições para 7º PRÊMIO ABIEA se encerram em novembro

A ABIEA (Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas) anuncia que as inscrições para o 7º Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos ABIEA 2021 estarão abertas até 30 de novembro. Ou seja, falta um pouco mais de um mês para que empresas convertedoras e gráficas de rótulos e etiquetas inscrevam seus trabalhos para concorrerem na mais tradicional premiação do setor.

Ao todo, serão 18 categorias distribuídas em segmentos de Marketing, Processos de Impressão, Produtos e Inovação. O regulamento e os critérios avaliativos, bem como a comissão avaliadora, ficam a cargo da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica).

Podem concorrer ao 7º Prêmio ABIEA as empresas convertedoras brasileiras que inscreverem seus produtos impressos a partir de janeiro 2020, até a data de encerramento das inscrições. Produtos inscritos com data anterior à estipulada serão excluídos pela Comissão Julgadora.

A premiação acontecerá no dia 11 de março, no Auditório do Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, durante a Flexo & Labels 2021.

“Deixo aqui o convite para que empresas de todo o Brasil inscrevam seus produtos no Prêmio. É uma oportunidade não somente para reafirmamos o valor e importância do rótulo como uma peça de marketing decisiva na escolha de um produto, como também de mostrar trabalhos de excelência que convertedores e gráficas de todo o país vêm realizado”, salienta Elvio Filho, Presidente da ABIEA.

Para mais informações sobre regulamento, categorias e formas de se inscrever, acesse www.abiea.org.br

Pioneirismo guia lançamentos da Vemax

Fundada em 1988, a Vemax, sediada em Valinhos, é fabricante de máquinas Revisoras de Rótulos e Etiquetas e Cortadeiras Rebobinadeiras. Hoje, a empresa possui clientes em todo território nacional (cerca de 80% do volume de vendas), países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Os equipamentos da Vemax, que podem vir equipados com Sistemas Inspeção 200% da E+L Alemanha, foram desenvolvidos especialmente para a Vemax.

Numa parceria Vemax e E+L Alemanha, hoje somos os maiores revendedores de Sistema de Inspeção Smart Scan E+L no mundo, com o volume de vendas inferior apenas ao USA.

“Iniciamos um trabalho recente, com plano de expansão na América do Norte, onde contamos com uma estrutura montada, de assistência técnica, peças de reposição e showroom de maquinas”, salienta Marcelo Silva, Diretor da Vemax. “Nossos equipamentos atendem as necessidades dos convertedores por meio de uma solução fácil de operar e, ao mesmo tempo, automatizado o bastante para manter a qualidade independentemente do operador, como, por exemplo, controle de tensão automático.”

O aumento da demanda na pandemia (devido ao aquecimento do mercado de rótulos e etiquetas) tornou o ano de 2020 desafiador e, ao mesmo tempo, especial para a Vemax. “Terminamos 2019 comprometido até maio 2020. Com a pandemia, nossa demanda cresceu, não paramos um único dia. Foi preciso abrir mais um turno, hoje estamos trabalhando 18 horas por dia”, disse Marcelo.

Pioneirismo e automação

Marcelo destaca que o foco da Vemax sempre foi pioneirismo e inovação por meio de sistemas automatizados desenvolvidos dentro da Vemax para que os clientes obtenham máxima qualidade na Revisão. Atualmente, a empresa está investindo fortemente em certificações internacionais, sendo a única fabricante nacional de revisoras com certificação europeia, além de pleitear a certificação UL.

“É justamente esse conceito de inovação que queremos levar para a Flexo & Labels em março”, salienta Marcelo. “A expectativa para a feira é muito grande. Desde a primeira edição foi muito boa para nós, e acreditamos que a indústria de banda estreita vai estar em peso participando do evento. Além disso, agora, com um dia a mais, deve ficar ainda melhor, sendo uma grande oportunidade de rever os amigos, clientes e o pessoal de maneira geral.

Prefeitura de São Paulo sinaliza reabertura de eventos

Segundo decreto divulgado no último dia 2 de outubro, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, autorizou a retomada da presença de público nas atividades desenvolvidas pelos seguintes setores culturais, entre eles cinemas e teatros, galerias e similares, bibliotecas, eventos e equipamentos culturais multifuncionais. De acordo com o mesmo decreto, a realização de festas (com grande aglomeração de pessoas) segue vetada.

Contudo, vale salientar que, para a viabilidade e aprovação dessas ações, os protocolos sanitários devem ser seguidos à risca.

Para Marcia Romano, tal medida impacta positivamente sobre a Flexo & Labels 2021, que será realizada de 9 a 12 de março, na cidade de São Paulo. “Ainda que tenhamos protocolos sanitários a seguir, o que é perfeitamente normal em meio ao cenário que vivemos há alguns meses, a notícia é muito otimista para o segmento de feiras e eventos. Todos estavam apreensivos com o futuro do segmento e acredito que agora, tudo está encaminhado para o aquecimento desse importante mercado”, frisou.

Entre as medidas que fazem parte dos protocolos estão uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura na entrada e saída do evento, higienização, testagem e afastamento imediato de colaboradores que apresentem sintomas da Covid19. Todas as medidas são válidas para a entrada do município na fase verde da triagem sobre os casos de Covid19.

Ainda segundo ela, apesar de a comercialização de espaços na feira seguir dentro do esperado, o anúncio da flexibilização deve causar um aumento considerável no volume de negócios. “Certamente, as empresas que estavam receosas de investir devido ao cenário incerto, agora poderão tomar decisões de forma mais tranquila”, destacou.

Com a primeira edição realizada em 2019, a Flexo & Labels rapidamente se consolidou como referência do segmento de Flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas. Em 2021, a feira acontece novamente no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, abrigando não somente a exposição, como também dois eventos paralelos: o 7º Prêmio Abiea, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas e Rótulos Adesivos e  1º Prêmio Ícones da Flexografia.