Inovação é a palavra-chave da Vitória Régia Ribbons para superar desafios e mostrar soluções na Flexo & Labels 2021

Tiago Teixeira, gerente comercial da Vitória Régia Ribbons, foi o convidado desta semana na LIVE da Flexo & Labels

Empresa de origem familiar, a Vitória Régia possui 41 anos de atuação no mercado, atualmente, importando matéria-prima (filmes de poliéster entintado) e beneficiando os materiais em sua fábrica (incorpora a identidade visual, fraciona como o cliente quer, etc).

“Buscamos incessantemente os melhores produtos do mercado junto aos fornecedores internacionais. Temos uma vantagem competitiva em não aplicar a tinta: podemos trabalhar com os melhores fornecedores do mundo e entregar ao nosso cliente um ribbon adequado a cada necessidade”, salientou Tiago.

Com cerca de 60 colaboradores, conta fábrica em Manaus e o escritório comercial em São Paulo. É com essa estrutura que a empresa está virando o jogo e superando os desafios impostos pela pandemia de Covid19.

“Tivemos um ótimo primeiro trimestre e uma queda muito grande no segundo. Neste terceiro semestre observamos um aquecimento dos negócios muito forte, mas que estamos muito bem preparados para suportar, tendo em vista a ótima interação entre comercial e fábrica. Além disso, estamos trabalhando fortemente na logística de nossas entregas, a fim de suportar a necessidade de nossos clientes”, disse Tiago.

Inovação

Força motriz para expandir sua presença no mercado, a Vitória Régia usa a inovação como foco, tanto por meio da personalização de produtos para convertedores, passando pelo treinamento e capacitação, atendimento comercial próximo e, por fim, disponibilizando uma linha de ribbons de alta qualidade – ribbons para cabeçotes “Near Edge” (marketing gratuito da Videojet e MarkenImage) onde os ribbons fazem a marcação de lote e validade em embalagens flexíveis, linha de hot stamp para datadoras e ribbons para cartões, crachás, ingressos, cartão de crédito etc.

Segundo Tiago, a inovação também será pauta da empresa na Flexo & Labels 2021, na qual tem participação garantida.

“A feira será uma ótima oportunidade para quem não conhece efetivamente a Vitória Régia passar a conhecê-la e se impressionar com atendimento e qualidade dos produtos”, frisou. “Tenho certeza de que a Flexo & Labels será um evento focado em nosso setor e diferenciado, uma vez que ao longo de 2020 não pudemos estar tão próximos de nossos clientes devido às restrições impostas pela pandemia. Então, na feira, certamente teremos um contato direto maior e com maiores oportunidades de negócios.”

ABIGRAF Nacional fecha apoio institucional à Flexo & Labels 2021

A ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) anunciou apoio institucional à Flexo&Labels 2021, maior feito do setor de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas que acontecerá de 9 a 12 de março, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Sempre à frente de alguns dos maiores e principais eventos da indústria gráfica brasileira, a ABIGRAF desempenha importante papel de integração e representatividade do setor, tanto junto a órgãos oficiais, como também por meio de ações que visam valorizar a comunicação impressa.

Atualmente, além da sede nacional em São Paulo, possui 16 regionais – Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Piauí.

“O setor de flexografia, rótulos e etiquetas adesivas apresenta grandes possibilidades de desenvolvimento e crescimento, por aliar tecnologia de ponta e satisfazer as necessidades impostas pelo “novo normal”, especialmente para o comércio geral e as indústrias de alimentos, cosméticos, vestuário entre outras. Essa tendência acontece no Brasil e no mundo, como pudemos observar nas reuniões que fizemos com as associações gráficas dos Estados Unidos e Portugal. Sendo assim, o apoio da ABIGRAF à Flexo&Labels 2021 é mais do que natural, é uma obrigação de nossa entidade”, afirma o presidente da entidade, Levi Ceregato.

“A ABIGRAF dá um lastro super importante a qualquer evento do setor, e, para a Flexo&Labels, é uma honra contar com o apoio de uma entidade de representação tão sólida e forte”, disse Marcia Romano, organizadora da Flexo&Labels 2021.

A Flexo&Labels 2021 contará com um dia a mais de feira (serão quatro dias, e não três, como na primeira edição) e ampliação de área de exposição – totalizando 6500 m2 – reunindo mais de 100 marcas líderes do segmento para mostrar novidades, com expositores e visitantes do Brasil, da América Latina e de países da América do Norte, Ásia e Europa. Além disso, o evento será palco do 7º Prêmio ABIEA – Prêmio Brasileiro de Excelência em Rótulos e Etiquetas Adesivas, do 16º Encontro Nacional de Convertedores, e do 1º Prêmio Ícones da Flexografia.

Expositora da Flexo & Labels, Coronafix adotará nova marca a partir de outubro

De um começo de ano promissor para a retração dos negócios em março e abril, e finalmente, a retomada do crescimento em maio – até culminar nos melhores meses em faturamento em junho, julho e agosto.

Esta vem sendo a realidade da Coronafix, empresa fundada em 1982 e hoje com sede em Jaraguá do Sul (SC) a Coronafix é especialista na fabricação de sistemas de tratamento corona.

Durante a LIVE da última quinta-feira, 10, Freddy Johann, diretor comercial da empresa, destacou o aquecimento do mercado e a retomada dos investimentos, bem como reforçou algumas estratégias da companhia que envolvem uma parceria estratégica com a Etirama e com a nova empresa Superama, e, claro, novidades – como a mudança do nome para EVOLUTECH – Innovating Solutions a partir de outubro.

“A nova marca consolidará a expansão de nossas atividades, algo para o que há alguns anos temos nos preparado e, agora, chegou o momento de lançarmos novos produtos no mercado de flexografia bem como outros segmentos da indústria em geral”, disse.

O momento de aquecimento de mercado também amplia as expectativas para a Flexo & Labels 2021. “É o nosso melhor evento”, disse. “É evidente que estamos muito esperançosos e otimistas. A edição de 2019 foi excelente, deixamos a feira com sete máquinas vendidas. Para 2021, temos certeza de que novos investimentos virão, pois se trata do único evento exclusivamente focado em nosso segmento em toda a América Latina.”

Tecnologia

A Coronafix, além dos equipamentos padrões de mercado, possui também um departamento interno de engenharia e projetos especiais, produzindo equipamentos de acordo com a necessidade de cada cliente para diferentes tipos de operação, maquinários e aplicações.

O principal benefício do tratamento corona é eliminar os problemas de ancoragem de tintas e adesivos nos materiais, isto porque através de uma descarga elétrica de alta tensão (aproximadamente 15.000V), que aplicada no substrato, provoca o surgimento de porosidade aumentando a tensão superficial para que seja adequada à impressão. Outro grande benefício  é a redução do custo de matéria-prima por meio da substituição do material top coat pelo material corona. “Essa redução pode chegar a até 15% no custo da matéria-prima’, frisa Freddy.

Superama inicia suas atividades em agosto

Em agosto foi oficialmente apresentada ao mercado a Superama, nova empresa especializada na comercialização de equipamentos multimarcas de impressão flexográfica banda estreita e média.  A empresa terá como foco a compra, venda, troca e consignado de máquinas, também oferece o serviço completo de revisão, reforma e instalação em parceria com a empresa Triflex, que possui mais de duas décadas de atuação no mercado, especializada em serviços de assistência técnica e peças de reposição.

Localizada em um moderno pavilhão com cerca de 1.000 m² dentro de um condomínio empresarial na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, o empreendimento tem como acionistas as famílias Schröter & Wiederkehr, mesmo grupo da tradicional fabricante de máquinas flexográficas Etirama.

Contato e mais informações:
www.superamamaquinas.com.br
vendas@superamamaquinas.com.br
Fone: (15) 3228-4500

Investindo para expandir, ARclad confirma expectativa para a Flexo & Labels 2021

Referência no segmento de autoadesivos, soluções para Flexografia e Sinalização, a ARclad está enxergando o recente cenário de pandemia como um divisor de águas. É o que afirmou Fabio Fonseca, diretor executivo da empresa no Brasil, durante a LIVE da Flexo & Labels com Marcia Romano.

Segundo ele, ainda que mudanças estratégicas tenham sido necessárias, vários projetos tiveram continuidade. “Mantivemos alguns dos planos e consolidamos a abertura do nosso novo centro de corte e distribuição no estado de Minas Gerais, Extrema, e recentemente, no final de julho, abrimos mais um novo centro de distribuição na cidade de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo”, destaca Fabio.

O diretor destaca a postura da empresa de manter seus processos de pesquisa e desenvolvimento para trazer para o Brasil, onde atua diretamente há quatro anos, o mesmo know how e a alta qualidade presente em outros mercados do mundo. E, claro, também destaca novidades, como a linha de materiais ARsec (ARclad Security) de autoadesivos de proteção de marca e segurança, que vão desde materiais autodestrutivos até aqueles que evidenciam falsificação ou adulteração. Realmente únicos na indústria mundial.

“Eu nunca tinha visto nada similar, mesmo com vários anos de experiência nesse mercado. Outro marco importante é o aperfeiçoamento da nossa linha de adesivos acrílicos e hotmelt de alta performance, já homologado e percebido como diferenciado em muitos usuários finais, clientes dos nossos clientes”, diz.

Flexo & Labels 2021

Diante desse cenário de aposta no mercado nacional e investimentos, Fabio pontua que a expectativa para a feira do ano que vem é bastante elevada.

“Apoiamos a Flexo & Labels desde a sua primeira edição, pois é um canal importante que esse importante mercado não tinha de forma efetiva até então”, afirma. “Creio que todos os convertedores, ou melhor, a indústria de banda estreita vai estar em peso participando o evento. Agora, com um dia a mais de evento, certamente a ARclad estará presente com sua força máxima como tem se repetido ao longo destes últimos anos. Grande oportunidade de rever os amigos, os clientes e o pessoal de maneira geral. O que me chamou atenção na última edição foi receber o pessoal de todas as regiões do Brasil e também muitos clientes e amigos da América do Sul. Por isso fazemos questão de estarmos ali na porta, no primeiro estande, recebendo os velhos amigos e nos apresentando para aqueles muitos eu ainda não nos conhecem.”

Kromia cresce e evolui para atender novos mercados

Ontem aconteceu o segundo bate-papo da segunda temporada de LIVES da Flexo & Labels. Marcia Romano recebeu Ariofrasio Nascimento, diretor comercial da fabricante de equipamentos Kromia.

Ao lado de Gerson Nascimento, Ariofrasio (ou Ari, como é amplamente conhecido no mercado), destacou que 2020 havia começado de forma muito positiva para a empresa até a pandemia, que obrigou a Kromia a se adaptar – contudo, sem reduzir significativamente a produção. “Não paramos nenhum dia, tínhamos pedidos para atender”, afirma Ari.

“Claro que tivemos que lidar com o psicológico, levar paz para os colaboradores, porque no início todos ficaram muito preocupados”, lembra. “Graças à união de todos, a Kromia passou por esse momento difícil”.

Segundo ele, agora, o mercado está começando a reagir, inclusive, com novas vendas de máquinas dentro do Brasil e na América Latina e Europa. Além disso, tendências que se evidenciaram na pandemia devem a permanecer, abrindo novas possibilidades de aplicações para rótulos e embalagens flexíveis. “Por exemplo, produtos de higiene tendem a continuar crescendo muito”, analisa.

Segmentos e novidades

Ari destacou a evolução da Kromia em segmentos como in mold labels, sleeves e embalagens flexíveis, desenvolvendo projetos para os clientes por meio de uma equipe dedicada. “Temo evoluído bastante em pouco tempo”, diz Ari.

Sobre as novidades, o diretor afirmou que certamente quem visitar a Flexo & Labels 2021 poderá ver de perto lançamentos importantes.

“Temos que ter agilidade para atender às mudanças do mercado”, destaca Ari. “Ano passado conquistamos muito mercado, sobretudo para pequenas e médias tiragens em empresas que estão otimizando seus investimentos, com a máquina modular da linha Speed. Para o ano que vem teremos novidades dentro de nossa nova linha Infinity que, como o próprio nome diz, chega para oferecer uma infinidade de possibilidades ao mercado.”

Acerca dessa nova linha, cujas novidades serão apresentadas em detalhes de 9 a 12 de março no Pro Magno Centro de Eventos, Ari ressaltou que o equipamento trará para o Brasil um diferencial tecnológico muito grande, com sistema servomotor na transmissão e no grupo de tensão, porém, com acessórios adicionais que trarão maior facilidade operacional.

“Eu nasci impressor. Quando desenvolvemos um equipamento, também pensamos na facilidade para o operador”, diz.

Outra novidade é a inserção da tecnologia UV LED na linha de produtos da Kromia. “Não vamos no embalo do mercado, somos uma instituição e temos que zelar pelo nome da empresa. Houve vários testes antes de lançar essa tecnologia no mercado, conversamos com provedores de tintas e experts, para, agora, termos segurança para vender um produto com tecnologia LED UV”, afirma Gerson.

Abimaq anuncia apoio à Flexo & Labels 2021

A Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) está confirmando seu apoio à Flexo & Labels 2021. Assim como ocorreu em 2019, a entidade estará ao lado do principal evento de flexografia banda estreita, rótulos e etiquetas autoadesivas da América Latina, que acontecerá de 9 a 12 de março, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Há mais de 80 anos atuando junto ao segmento de máquinas, a Abimaq está estruturada nacionalmente com escritórios e sedes regionais distribuídos pelo País, representando atualmente cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capitais mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais.

“Ter a Abimaq mais uma vez ao nosso lado é uma grande honra para a Flexo & Labels. Certamente é um lastro importante, uma vez que teremos no evento vários equipamentos com tecnologia de ponta inclusive com tecnologia nacional, essenciais para atualização e capacitação tecnológica dos convertedores e gráficas de rótulos e etiquetas”, salienta Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels 2021.

José Carlos Magazoni, vice-presidente da CSCMEG, da câmara setorial da Abimaq, fala da importância deste evento para o mercado flexográfico brasileiro. “Sempre atraiu convertedores de todo o mercado brasileiro e também da América do Sul. Devido ao sucesso do último evento, para o ano de 2021 foi aumentado o espaço da feira. A Abimaq mais uma vez estará prestigiando a feira, e também seus associados que participarão deste importante evento. O apoio está sendo imprescindível, principalmente nesta hora, para retomada da economia, após a pandemia do Covid19”, afirma.

O evento

Assim como na primeira edição, a Flexo & Labels 2021 terá como palco o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, e, entre as novidades, anuncia a ampliação dos segmentos de negócios, de modo que os visitantes da feira poderão encontrar marcas e empresas que cobrem um universo ainda mais amplo do mercado, incluindo soluções para in moldlabels, wrap around, embalagens flexíveis e termoencolhíveis.

A área também foi ampliada, totalizando agora 6500 m2 de espaço de exposição.

Para mais informações, ligue (11) 3197-0345 / (11) 99743-8629.

Experiência, investimentos e qualidade são os destaques da Resino na LIVE da Flexo & Labels 2021

Experiência acumulada em quase 40 anos de mercado a serviço da tecnologia de facas e facas flexíveis pela Resino. Esta foi a tônica do bate-papo com Claudio Rosumek durante a LIVE da Flexo & Labels, mediada por Marcia Romano.

No mercado desde 2003, a Resino primou por decisões assertivas e agilidade nas mudanças necessárias para enfrentar a pandemia – sobretudo, mantendo a produção e o quadro de colaboradores.

“Não fizemos redução na jornada. Em todas as crises há oportunidades que nem sempre são vistas por todos, e nós, da Resino, que temos uma atuação ampla e irrestrita no mercado de soluções para cortes rotativos, mais uma vez tivemos a visão de oportunidades”, disse Claudio, citando como destaque o desempenho em mercados como cosméticos, rótulos e lacres para embalagens  – cujo uso aproveitou a onda de crescimento do delivery, principalmente a partir de abril.

Outra novidade foi a nova estrutura, com a mudança para uma nova sede.

“Era algo que tínhamos planejado desde 2018, que incluía mudança de prédio com mais espaço fabril (dobramos esta área) e um layout que facilitaria a entrega e retirada das mercadorias e serviços assim também melhoramos as instalações para nossos colaboradores e clientes. Também mantivemos os investimentos em novas máquinas para este ano, e já estamos avaliando qual máquina comprar. Por fim, inovamos no processo de fabricação de cilindros porta-clichês para impressoras flexo, principalmente para as modulares, com soluções de batimento abaixo de um centésimo, o que traz um diferencial no setup, que se torna mais rápido e oferece impressão de melhor qualidade”, pontua.

Sobre ações e novidades – inclusive que poderão ser vistas na Flexo & Labels 2021 -, Claudio destaca a qualidade dos produtos, desde a matéria-prima, até os processos de fabricação.

“Iniciamos a fabricação de cilindros magnéticos que já foram homologados no Brasil por alguns clientes e outros dois na Europa. Esta homologação é muito importante para a Resino, que têm como diretriz a qualidade e satisfação dos clientes. Fazemos reformas em cilindros magnéticos e manutenção em estágios de corte e estamos com uma parceria e representação de facas flexíveis com a empresa Eson da República Checa. Eles só fabricam facas flexíveis e têm diferentes acabamentos de tratamentos térmicos e superficiais”, salienta.

Entre equipamentos, o diretor destaca as soluções Orthotec para rótulos. “É uma parceria de cerca de 20 anos com 180 máquinas instaladas no segmento de equipamentos para rótulos. Além disso, hoje, em nosso novo site, disponibilizamos para download um software de cálculo de facas e redução de clichês, é muito fácil e útil.”

Ainda sobre a Flexo & Labels, Claudio frisa:

“A Resino tem muita credibilidade no mercado em que atua e não poderíamos deixar de participar desta que é a mais importante feira para o segmento de flexo banda estreita. Essa iniciativa de lives é um exemplo de novidade para o setor, quero parabenizar aos envolvidos e idealizadores. Isso só aumenta a nossa expectativa para a feira Flexo & Labels de 2021, e também as expectativas dos visitantes para novidades e também a oportunidade de visitar todos bons fornecedores que estarão presentes num só lugar.”

Etirama e Flint Group anunciam parceria comercial

Agosto começou com novidades para o setor de Flexografia. A Etirama e o Flint Group anunciaram uma importante parceria comercial que abrange não somente o mercado brasileiro, como também outros países da América Latina, mediante a qual a Flint passa a ser a fornecedora oficial das tintas de provas para as máquinas flexográficas da Etirama.

As tintas Flint foram homologadas como as ideais para oferecer performance superior nos equipamentos da fabricante nacional, o que, segundo nota divulgada à imprensa, ilustra a sinergia entre os departamentos técnicos de ambas as empresas. Eventos e congressos técnicos são outras ações que , em breve, também devem compor a recém-anunciada parceria.

Além da região latino-americana, as empresas também são parceiras na Europa, onde a Etirama Europe e a Flint Group NW Iberica já atuam conjuntamente.

“Nosso showroom em Barcelona é abastecido com tintas da Flint, uma das melhores do mundo, o que nos dá tranquilidade e segurança para ter nosso equipamento em ótimas condições para demonstrações aos clientes, além de podermos contar com apoio técnico da equipe Flint”, afirma Ronnie Schröter, CEO da Etirama.

“Estamos muito felizes com esta parceria que trará um grande benefício para todos os clientes da Etirama, que poderão contar com toda a estrutura do Flint Group e seus centros de pesquisa e desenvolvimento para terem os produtos mais modernos na área de tintas, vernizes, adesivos e fotopolímeros”, salientou Renato von Tein, gerente regional de vendas do Flint Group.

Prêmio Abiea abre inscrições para 18 categorias

A Abiea anunciou a abertura das inscrições para a 7ª Edição do Prêmio Abiea, que, neste ano, contará com 18 categorias.

Realizado desde 2008, a premiação vem ganhando força no mercado como uma forma de divulgar trabalhos de excelência dentro do segmento de rótulos e etiquetas, incentivando convertedores e gráficas à melhoria contínua.

A premiação acontecerá novamente durante a Flexo & Labels 2021 em março, com coquetel e recepção de convidados.

Acesso o regulamento completo e instruções para inscrição em www.premioabiea.org.br. O período para credenciamento dos trabalhos vai de 28 de julho a 31 de dezembro.

Categorias

Novamente, o Prêmio Abiea terá coordenação técnica da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) para avaliação e julgamento dos trabalhos inscritos.

As 18 categorias estão reunidas em quatro grandes grupos:

Marketing: foco no impacto visual, unindo design e qualidade de impressão, enquadrando categorias como Bebidas Alcoólicas, Produtos Alimentícios, Cosméticos e Cuidados Pessoais, Farmacêuticos (inclusive veterinário), Higiene e Limpeza, Industrial, Etiquetas.

Processos de Impressão: Neste grupo, são avaliados itens como qualidade da impressão da peça, grau de dificuldade, etc. Um corpo de jurados técnicos analisa minuciosamente cada impresso inscrito! Dentro desse grupo, estão inclusas as seguintes categorias: Flexo traço e Flexo Cromia, Offset Cromia, Impresão Digital Cromia, Impressão Combinada Traço, Impressão Combinada Cromia. 

Produtos: Engloba outros tipos de produtos comuns em nosso mercado e que não se enquadram nos grupos mencionados. Nesse grupo temos as seguintes categorias: Tags e Etiquetas sem Adesivos, Booklets, Rótulos de bula, Sleeves, Impressos de Segurança (com obrigatoriedade de descritivo técnico).

Inovação: Neste grupo, que é o mesmo nome da categoria em si, enquadram-se produtos que tenham alguma característica inovadora em sua construção, utilização ou design, também fazem parte desta categoria, produtos que tenham a tecnologia RFID integrada. Para esta categoria, a peça inscrita deve obrigatoriamente estar acompanhada do descritivo técnico, que trará as informações necessárias para o julgamento correto do produto.