Fedrigoni apresenta mundialmente sua nova identidade

A divisão de materiais autoadesivos passa a ser Fedrigoni Self-Adhesives

Quatro mil funcionários, 36 centros de produção e distribuição, mais de 32.000 produtos, 15 marcas e duas áreas de negócio reunidas sob uma nova identidade de marca única reafirmada. Um passo importante para um Grupo global com uma ambiciosa trajetória de crescimento e uma posição cada vez mais decisiva no mundo do papel e dos materiais autoadesivos.

A Fedrigoni, líder na produção e comercialização de papéis especiais de alto valor agregado para artes gráficas, embalagens, publicações, e materiais autoadesivos desde 1888, se renova e revela uma nova identidade global concebida pelo Pentagram.

Um dos estúdios gráficos e de design mais conhecidos do mundo criou e desenvolveu a nova identidade em todas suas facetas, alinhando as diversas marcas que foram sendo incorporadas ao Grupo ao longo das sucessivas aquisições e com a criação de um novo nome e uma imagem homogênea para a divisão de materiais autoadesivos, que passou de uma pluralidade de marcas e empresas – Arconvert, Ritrama e IP Venus – para uma única marca de excelência, Fedrigoni Self-Adhesives, potencializando, assim, seu pertencimento ao Grupo e sinergia com ele.

Um marco no plano de crescimento desta área de negócios, que se tornou uma das mais importantes empresas, em nível mundial, do segmento de rótulos e materiais autoadesivos de alta qualidade para setores como alimentação e bebidas, vinhos e bebidas espirituosas, beleza, cuidado pessoal e doméstico, farmacêutico, da indústria automotiva, da comunicação visual, luxo, têxtil, transporte e logística.

“Com este projeto de renovação da marca estamos lançando as bases para construir um grande grupo global, continuando a trajetória de crescimento que nos permitiu reduzir o impacto da Covid-19 no mercado e atingir todos os objetivos definidos em termos de aquisições, reforço do gerenciamento, inovação, desenvolvimento de produtos, alinhamento de processos, aceleração no âmbito da sustentabilidade e, agora também, uma nova identidade diferenciada em nível mundial”, comenta Marco Nespolo, diretor geral do Grupo Fedrigoni.

Trata-se de um processo no qual a criatividade e o design desempenham um papel fundamental: a Fedrigoni sempre esteve ao lado de quem tem ideias inovadoras com o papel, os rótulos e os materiais autoadesivos, permitindo-lhes encontrar o suporte certo para dar forma a suas criações, desde as embalagens de luxo aos rótulos mais requintados, tanto na arte quanto na edição. Elevating Creativity é a nossa missão: a escada, símbolo da cidade de Verona, é também o ícone que representa nosso desejo, através dos nossos produtos, de apoiar todos os clientes para melhorar e dar impulso às suas marcas.

O brasão, caracterizado pela tradicional escada e a data da fundação da empresa, continua sendo um elemento fundamental da marca Fedrigoni, ainda escrita em letras maiúsculas, mas substituindo a fonte francesa Peignot pela Forma.

“A fonte Forma representa perfeitamente a identidade global da Fedrigoni: forte, audaz e segura de si, com uma poderosa referência a suas raízes italianas. Além disso, é legível e funcional», explica Harry Pearce, sócio do Pentagram. Por isso, decidiu-se adotar a Forma em todas as aplicações, depois que a empresa londrina Graphic Thought Facility (GTF) também a escolheu para a criação do Paper Box, o catálogo completo de papéis Fedrigoni apresentado há alguns meses. A versão minimalista de Forma DJR, criada por David Jonathan Ross especialmente para a Fedrigoni, é utilizada em duas variantes, Text Regular e TextBold.

Também foi renovada a presença digital da empresa, começando pelos recém-publicados sites do Grupo (www.fedrigoni.com), dos investidores (http://investors.fedrigoni.com/) e da divisão de Autoadesivos (http://selfadhesives.fedrigoni.com), todos eles redesenhados de acordo com as novas diretrizes. Ao mesmo tempo, a estratégia social global do Grupo e das suas divisões de Papel e Autoadesivos foi harmonizada com novos perfis do Instagram, do LinkedIn e do Facebook, reformulados conforme a nova identidade.

Evolutech lança estroboscópio LED para segmento de rótulos e etiquetas

A Evolutech acaba de anunciar mais um lançamento inovador para o segmento de rótulos e etiquetas: o estroboscópio LED em versões portátil e fixa, que oferece excelente custo-benefício para inspeção de impressos. 

A luz estroboscópica é um aparato muito utilizado na inspeção de impressos em embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas. Quando as imagens passam em alta velocidade, a luz do estrobo faz com que a imagem fique “congelada”, que modo que se consiga visualizar todos os detalhes.

Segundo o Diretor Comercial da Evolutech, Sr. Freddy Johann, o produto chega para aumentar ainda mais o mix de produtos em seu portfólio para o mercado de rótulos e etiquetas. “A Evolutech notou ao longo dos anos, a falta de acessórios que venham facilitar o dia-a-dia dos impressores, bem como, melhorar o controle de qualidade de seus rótulos e etiquetas. Com isso, lançamos um produto no mercado com um excelente custo x beneficio, permitindo que todos tenham acesso a esse recurso, com a qualidade da marca Evolutech que todos conhecem no mercado”, destaca.

Epson e Mack Color inauguram espaço de experimentação em impressão digital

Epson & Mack Color Lab visa promover soluções mais rápidas para produção de rótulos e etiquetas autoadesivas em alta qualidade, sob demanda para pequenas tiragens, em um modelo de parceria inédito neste segmento na América Latina

A Epson, líder mundial em impressão e imagem digital, se uniu a Mack Color, referência em produção de autoadesivos, rótulos e etiquetas, para inaugurar o Epson & Mack Color Lab, um showroom equipado com soluções Epson de impressão digital em rótulos e etiquetas de diversos tamanhos, coloridas e em P&B. A iniciativa, que é a primeira desse porte voltada ao setor de rótulos e etiquetas na América Latina, tem como objetivo difundir a linha ColorWorks da Epson, para impressão em material autoadesivo de forma mais eficiente, rápida, com maior qualidade e que permita a personalização. A parceria é estratégica para o objetivo da empresa de dobrar o faturamento dessa linha de produtos neste anos.

“Existem diversas tecnologias para converter etiquetas ou rótulos autoadesivos, a Mack Color é tradicionalmente conhecida há 36 anos por conseguir hibridamente combinar diversos métodos de impressão, com inúmeros tipos de acabamentos diferenciados. Porém, muitos clientes nos procuram com a necessidade de etiquetas simples, com qualidade de impressão, resistentes a umidade e com rapidez na entrega”, segundo Marcos Rossi, diretor da Mack Color.

“Para atender a esse público a união da Mack Color com a Epson na linha ColorWorks foi perfeita. A otimização dos processos de etiquetagem para segmentos que exigem mais flexibilidade ajuda a acelerar o lançamento de produtos, viabiliza produções emergenciais, flexibiliza as linhas de produção e elimina estoques de rótulos pré-impressos”, completa.

O Epson & Mack Color Lab terá 3 modelos de equipamentos, a ColorWorks TM-C7500G e a TM-C3500, que são impressoras de até 4 polegadas de largura, para tiragens maiores em processos industriais e pequenas tiragens respectivamente, e a ColorWorks TM-C6500A, que permite impressão de até 8 polegadas de largura, atendendo a diversos segmentos incluindo setor químico com as etiquetas no padrão GHS.

As impressoras Epson ColorWorks eliminam em inúmeras situações a necessidade de utilizar etiquetas pré-impressas em uma gráfica, uma vez que permitem que todo o conteúdo possa ser impresso no momento em que a mesma será utilizada, trazendo mais flexibilidade e eficiência no fluxo de trabalho. “Esse era um ponto de grande frustração dos nossos clientes, que acabavam perdendo dinheiro com impressões desnecessárias ou quando há mudanças no design exigidos para os padrões das etiquetas”, comenta Mateus Larrabure, gerente de Produtos da Epson.

O novo espaço da Epson e da Mack Color está aberto para visitação a partir desta quinta-feira, dia 21. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, o uso de máscaras é obrigatório e totens de álcool em gel também estarão disponíveis. Haverá limitação da quantidade de visitantes, sendo necessário agendamento prévio através do e-mail: colorworks@mackcolor.com.br.

Etirama lança nova linha de produtos Etirama Global Series

No mês de Abril de 2021, a Etirama apresentou ao mercado sua nova linha de máquinas impressoras flebográficas modulares UV banda estreita: ETIRAMA GLOBAL SERIES.

A nova linha de produtos Etirama é parte da estratégia da empresa na globalização da marca e no objetivo de se tornar a maior fabricante de máquinas do mundo, neste nicho especifico de mercado que são os perfis de fabricantes de etiquetas de tamanho médio. 

Os novos equipamentos trazem um design característico que é marcado por uma identidade visual moderna e padronizada entre os modelos, além de agregar componentes e acessórios de empresas globais, facilitando suporte técnico em qualquer parte do mundo. 

Em razão da pandemia do COVID-19, as exposições e eventos que faziam parte do calendário da empresa, para anunciar estes novos produtos, foram todos cancelados em 2021 e, por isso, no dia 7 de Abril a Etirama realizou um Open House Virtual, transmitido ao vivo, e em 3 idiomas, pelo seu canal no youtube, atingindo um público de mais de 3000 espectadores.

Os modelos de máquinas apresentados foram:

ETIRAMA ONE:

Impressora flebográfica modular UV, com 250mm de largura máxima de impressão, configurada com até 8 unidades de impressão e com custo benefício excelente, produzindo rótulos em altíssima qualidade na velocidade de até 100 m/min. 

Esta máquina é um produto entrylevel premium dentro da nova linha.

ETIRAMA SPX:

Impressora flebográfica modular UV, possui a configuração mais completa de acessórios e facilidades operacionais dentro da linha de máquinas com até 250mm de largura máxima de impressão. Itens importantes como giro 360º do cilindro porta-clichê; Trilho para cold stamping e laminação; Ajuste eletrônico do sistema de cura UV; dentre outros recursos, facilitam e agilizam o set-up da máquina garantindo mais economia e melhor rentabilidade aos proprietários do equipamento.

ETIRAMA SPS2:

Impressora flebográfica modular UV, é a máquina de melhor performance da marca ETIRAMA. Equipada com sistema de transmissão através de servomotores e ajuste de registro eletrônico, além do sistema de pré registro através do giro 360º do cilindro porta-clichê. 

O equipamento, fabricado apenas com largura máxima de impressão de 350mm, possui os recursos mais importantes para um set-up ágil e eficiente, além da excelente performance com velocidade de até 150 m/min.

O novo modelo, recém lançado, já possui unidades para serem instaladas no Brasil, Espanha, Dubai, Rússia, Argentina e México. 

O tradicional modelo da marca Etirama, SUPERPRINT, continua em fabricação atendendo clientes que necessitam máquinas multi-substratos como autoadesivo, filmes termoencolhíveis, In MoldLabel, Alumínio, dentre outros. Assim como a linha de máquinas Revisoras que receberam um up-grade no início de 2020 e seguem em fabricação e com expressivo número de vendas.

Flexo&Labels anuncia realização do evento em 2022

Devido ao agravamento do cenário da Pandemia, com o aumento de casos e óbitos em todo o país, a Inmotion, organizadora da Flexo&Labels, anuncia a mudança da data da feira para 24 a 27 de maio de 2022 (terça a sexta-feira, das 13h às 20h). O local permanece o mesmo, ou seja, o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo/SP.

A alteração foi uma decisão tomada em comum acordo entre organização e expositores, e visa priorizar a segurança de todos os envolvidos em um evento internacional de grande porte como é a nossa feira: expositores, colaboradores, staff operacional e visitantes.

Confira o recado que Marcia Romano, diretora comercial da Flexo&Labels, tem para você, amigo expositor e visitante do principal evento do setor na América Latina!

William D’Vas, Presidente da ABIEA, destaca que cenário é propício para sucesso da feira em 2021

Em nova LIVE realizada na última quinta-feira, 25/02, William D’Vas, Presidente da ABIEA, destacou que, a despeito das dificuldades que o cenário de pandemia impôs ao mercado, o viés é positivo para muitas empresas do segmento de rótulos e etiquetas, que assistem à demanda aumentar exponencialmente, sobretudo para segmentos como cosmético/fármaco e alimentício, resultando, inclusive, em dificuldade de se obter matéria-prima nos prazos necessários.

Em conversa com Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels 2021, William reiterou o apoio da ABIEA ao evento, tanto por meio da realização do Prêmio ABIEA (que passará a ser chamado de Prêmio Umberto Giannobile em homenagem ao ex-Presidente da entidade, falecido recentemente), como também pela expectativa de sucesso.

“No ano passado não tivemos feira. São momentos importantes em que o mercado se encontra, em que trocamos informações. Sendo assim, com o prosseguimento da vacinação e a mudança da data da feira para julho (no caso, 21 a 24 de julho) certamente as expectativas são muito grandes, porque todos, expositores e visitantes, estarão ansiosos por participar do evento”, salientou William.

Ainda sobre a mudança de data, foi destacado o fato de o evento, agora, ter seu último dia realizado em um sábado. “Isso possibilitará que operadores e pessoas que não podem deixar a empresa em horário comercial visitem o evento. Eles também são formadores de opinião e podem influenciar na decisão de compra”, disse.

A Flexo & Labels 2021 acontecerá no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo/SP, nos dias 21 a 24 de julho. O Credenciamento já está aberto e pode ser realizado pelo link: https://flexoelabels.com/credenciamento/

Já o Prêmio Umberto Giannobile será realizado dentro do evento, no dia 23 de julho. As inscrições continuam abertas e mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 11 3288-0508 ou 3284-7247.

Nova data da Flexo & Labels: segurança e ambiente mais favorável para negócios

Ainda convivemos com a Pandemia. A despeito da esperança da vacina, somos um país continental e, infelizmente, milhares de vidas ainda se perdem todos os dias.

Apesar da dificuldade que todo esse cenário representa no mundo dos negócios, preservar a vida de todos – profissionais da organização, visitantes, expositores – é prioritário, enquanto esperamos por um ambiente mais estável e seguro.

Por isso, a Inmotion, organizadora da Flexo & Labels, está comunicando o adiamento de nossa feira para os dias 21, 22, 23 e 24 de julho de 2021. O local continua a ser o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo/SP. Não é uma mudança que planejávamos, mas certamente é uma alteração que trará mais segurança a todos, quando, de acordo com o calendário estadual de vacinação, já estará sendo aplicada a segunda dose da vacina. 

Nesta semana, enviaremos mais comunicados específicos a expositores e ao público em geral sobre a alteração.

Seguimos trabalhando para realizar um evento de referência em termos de negócios e oportunidades para os mercados de Flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas.

Etirama anuncia impressora Etirama SPS2

Novidade será apresentada na Flexo & Labels 2021

A Etirama, líder na fabricação de impressoras flexográficas banda estreita na América Latina, apresenta para o mercado sua nova máquina, modelo ETIRAMA SPS2, com o foco em clientes que buscam maior performance na produção de etiquetas e rótulos adesivos, oferecendo velocidade de 150 m/min.

O novo equipamento será um dos destaques da empresa na Flexo & Labels 2021, de 31 de maio a 3 de junho, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. 

Entre as novidades, está uma nova tecnologia de servomotores na transmissão do equipamento (Shaftless), além de itens técnicos que atendem as necessidades de qualquer mercado no mundo, posicionando a nova impressora como um produto global da marca.

Outra novidade do novo produto é a plataforma (chassi / base), batizada pela empresa de “Be Easy Platform”, que atenderá a futuros lançamentos, padronizando processos internos e alinhando a nova realidade de produção da empresa com a ferramenta de Lean Manufacturing.

Os principais recursos abrangem, ainda, sistema de transmissão eletrônico, através de servomotores da marca Schneider; servomotores Infeed & Outfeedcom em sincronismo; ajuste de registro de impressão manual ou eletrônico, via painel IHM touchscreen; giro 360º do porta-clichê e saque rápido do cilindro anilox; elevador de bobina com dispositivo de movimentação; e trilho para Cold Stamping, serigrafia rotativa e laminação.

Em nova data, Flexo & Labels 2021 terá como foco a geração de negócios

Em nova data (31 de maio a 3 de junho) a Flexo & Labels 2021 renova seu compromisso de configurar novamente como uma feira de negócios para os segmentos de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas.

Fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais já confirmaram presença no evento, cujo foco será mais uma vez gerar oportunidades de atualização tecnológica e fechamento de vendas. 

“A mudança de data foi assertiva devido ao momento que o mercado e as empresas passam. Terminamos o ano diante de muitas incertezas relacionadas à pandemia, mas tenho certeza de que, na feira, o ambiente geral para realização de negócios será extremamente favorável”, pontua Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels 2021.

Segundo ela, mesmo em nova data, a organização do evento está preparada para seguir todas as diretrizes de saúde e prevenção impostas para a realização da feira e segurança dos participantes. 

“Todas as medidas necessárias serão tomadas, ainda que tenhamos o Plano Estadual de Vacinação previsto para começar em janeiro”, afirma Marcia. “Isso envolve desde a obrigatoriedade do uso de máscaras, até a disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, entre outras diretrizes que, até lá, estiverem em vigor.”

Negócios

O aquecimento do mercado no segundo semestre de 2020 é motivo de otimismo para que o número de investimentos supere todas as expectativas durante a feira.

“Praticamente todos os fabricantes e fornecedores do setor tiveram uma demanda muito acima do esperado no segundo semestre. Certamente, essa demanda irá exigir investimentos e atualizações. Além disso, estou certa de que, neste ano, em toda a América Latina, não haverá oportunidade melhor de o mercado se reunir, trocar informações, ver soluções e definir os rumos para os próximos meses. A expectativa para a Flexo & Labels 2021 realmente é muito grande”, diz.

Eventos

Paralelamente à feira, dois eventos irão acontecer: o 1º Prêmio Ícones de Flexografia, que ocorrerá no dia 1º de junho, às 19h; e a entrega do 7º Prêmio ABIEA de Excelência em Etiquetas e Rótulos Adesivos, que acontecerá no dia 2 de junho.

Todos os eventos (feira e premiações) terão como palco do Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Bruno Mortara destaca importância da normatização para a indústria de flexografia

Na LIVE da última quinta-feira, 19/11, o diretor técnico da ABTG, Bruno Mortara, realizou uma explanação muito interessante sobre as diversas atividades que a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica vem desenvolvendo há mais de 60 anos.

Entre os vários trabalhos em nível de educação e capacitação que a entidade realiza está a participação na elaboração e disseminação de normas nacionais e internacionais para a indústria gráfica, incluindo o segmento de flexografia e impressão de rótulos/etiquetas.

Bruno destacou o crescimento da participação do processo flexográfico banda estreita na produção de embalagens, e justificou a importância de se normatizar fluxos produtivos justamente devido a essa expansão.

“Criar processos padronizados significa ganhar tempo, assertividade e também economizar. É produzir com mais qualidade dentro do padrão que o cliente espera, e poder repetir essa qualidade em outras tiragens ou mesmo na produção em outras localidades. Os proprietários de marca esperam por isso e as empresas têm que estar preparadas”, salientou Bruno.

Durante a conversa, conduzida pela organizadora da Flexo &Labels 2021, Marcia Romano, Bruno ressaltou, ainda, novas demandas do segmento Flexo, como uso de gama expandida e normas que norteiam os processos de impressão em níveis de cor, tipos de mídia, formatos etc. Aproveitou também para reforçar o convite para que empresários gráficos e técnicos participem as reuniões abertas do ONS-27 que acontecem virtualmente na ABTG.

Questionado sobre o custo da implantação de normas ISO em uma empresa convertedora ou gráfica, Bruno enfatizou: “O custo equivale a investir em equipamentos para medição de cor e equipamentos de impressão que permitam ajustes adequados, de acordo com a qualidade que se espera obter. É um erro pensar que somente grandes empresas podem se beneficiar com certificações ISO; pequenas empresas podem e devem buscar padronizar seus processos como uma forma de trabalhar com profissionalismo, economizar por meio de diminuição de desperdícios e erros, e atender a qualidade que o cliente espera”, disse.