Epson entra no segmento de produção industrial label com a nova SurePress L6534W

A Epson, expositora da Flexo & Labels 2022, apresentou nesta semana a nova SurePress L65234W, impressora digital inkjet UV que coloca a empresa no rol de fornecedores de tecnologia para produção industrial de rótulos e etiquetas.
O equipamento conta com velocidade de 50 metros lineares/minuto, configuração CMYK mais branco e verniz digital em linha para simulação de verniz localizado brilhante, fosco ou personalizado.
O sistema de impressão é robusto e versátil, com sistema de 11 cabeças por cor.
Também possui sistema de limpeza automática de cabeças, assegurando funcionamento seguro.

Confira mais sobre as soluções Epson em nosso evento de 24 a 27 de maio.

A Miraclon anuncia os vencedores do 2021 Global Flexo Innovation Awards

Conversão do processo de impressão para flexo, impressão de paleta de cores fixas, maior eficiência no fluxo de trabalho de produção de impressões e impressão sustentável foram as principais tendências no setor de impressões flexo

A Miraclon anunciou hoje os 13 vencedores do Global Flexo Innovation Awards, que reconhece as empresas que estão liderando a transformação do setor de impressões flexo com a ajuda da tecnologia KODAK FLEXCEL NX. Mais de 200 inscrições de 24 países foram analisadas por um júri independente, composto por oito especialistas do setor de impressões flexo, durante uma sessão híbrida na qual os jurados se reuniram tanto pessoalmente, quanto via aplicativos de colaboração digital.

Com a condição prévia de que os trabalhos inscritos deveriam possuir alta qualidade, estes foram avaliados de acordo com quatro critérios: a eficiência do fluxo de trabalho da empresa, a conversão de outros processos de impressão para flexo, o grau de criatividade no design gráfico e o nível de práticas de negócios sustentáveis no projeto. Empresas com excelência em duas categorias receberam um prêmio “prata” (sete vencedores), as que mostraram excelência em três categorias receberam um prêmio “ouro” (cinco vencedores) e as que mostraram excelência em todas as quatro categorias receberam um prêmio “platina”, demonstrando ao setor e aos clientes do vencedor um compromisso com o mais alto nível de produção de impressão. Neste ano, a Lorytex (do Uruguai) se tornou a primeira vencedora a receber o prêmio “platina”. Os jurados também concederam as “Maiores honrarias” a quatro vencedores que, segundo eles, demonstraram o maior impacto em termos de avanço do processo de impressão flexo.

“Em um momento em que todos nós estávamos enfrentando mais desafios do que o normal por conta da pandemia, esses vencedores provam que fazemos parte de um setor não só incrivelmente resiliente, mas que continua a inovar com empresas criativas e eficientes, consistentes e com processos de manufatura sustentáveis”, comenta Grant Blewett, diretor comercial da Miraclon. “As altas taxas de conversão de outros processos de impressão para flexo, o foco na impressão da paleta de cores fixas e os esforços para maximizar a produtividade e eficiência na impressora também contribuem para a sustentabilidade que notamos em tantas inscrições. Tudo isso demonstra o quanto a flexo está pronta para se tornar o principal processo de impressão de embalagens”.

Das 13 principais empresas, sete vencedoras têm sede na América Latina, três na Europa, duas na América do Norte e uma na região da Ásia-Pacífico. “Estamos satisfeitos em ver empresas de todo o mundo inovando e usando a criatividade para promover o crescimento dos negócios e liderar a transformação no setor da impressão flexo”, continua Grant. “Cada um dos vencedores, assim como as empresas que receberam menções honrosas, demonstraram incrível compromisso com o avanço da flexo e deram grandes exemplos do que pode ser alcançado quando se usa plenamente as ferramentas e tecnologias à disposição. Isso deve motivar o resto do setor a fazer o mesmo”.

Esta é a premiação completa:

Vencedores das Maiores honrarias (em ordem alfabética)

  • Bosisio SA, Celomat SA e Mondelez SA, Argentina (Inscrição conjunta) – Ouro

A Bosisio SA e a Celomat trabalharam juntas para provar que a flexo é uma alternativa econômica e de alta qualidade à rotogravura para a Mondelez, atendendo às necessidades da empresa, que precisava de tempos de execução mais curtos e custos mais baixos. Esse esforço contou com a implementação da gama de cores expandida (ECG).

  • Fathom Optics, Grace Label Inc e Confluence Brewing Company, Estados Unidos (Inscrição conjunta) – Ouro

Responsáveis por algo que os jurados descreveram como “uma inovação realmente impressionante”, a Grace Label e Fathom Optics criaram uma impressionante imagem 3D multidimensional em movimento em uma impressora flexo padrão sem aplicar quaisquer etapas adicionais, uma conquista que os jurados nunca tinham visto.

  • Mega Embalagens, Multipack e Pontyn, Brasil (Inscrição conjunta) – Prata

A Mega Embalagens combinou o processo de Gama de cores expandida (ECG) com as matrizes de impressão Flexcel NX para combinar quatro trabalhos diferentes. Isso evitou o uso de três configurações de impressão e de 23 chapas, além de gerar uma redução de 40% no tempo de configuração.

  • Sunshine FPC e Trisoft Graphics, Estados Unidos (Inscrição conjunta) – Ouro

A Sunshine FPC, uma fabricante verticalmente integrada com sede na Califórnia, e gráfica Trisoft, converteram um trabalho de gravura importado do exterior, gerando economia de frete e de tempo e resultando em um controle de qualidade aprimorado. Imprimindo em um substrato vegetal sustentável, a Sunshine reduziu a espessura, o tamanho e a dimensão total da embalagem, eliminando um processo de laminação e reduzindo o desperdício e o consumo de energia.

Vencedores (em ordem alfabética)

Platina:

  • Lorytex, Uruguai

A Lorytex tornou-se o primeiro vencedor do prêmio “Platina” do GFIA, obtendo um desempenho geral excepcional. O trabalho exemplificou a produção de embalagens que antes confeccionadas em rotogravura na China e passaram a serem impressas em processos flexográfico localmente, envolvendo uma excepcional cooperação entre a Lorytex, o convertedor e a marca para superar vários desafios técnicos e implementar um fluxo de trabalho de ECG.

Ouro:

  • Cromograf e Strong SA, Uruguai (Inscrição conjunta)

O fluxo de trabalho de gama de cores expandida (ECG) com quatro cores implementado pelas empresas Cromograf e Strong permite obter grande economia com chapas, fitas de montagem, tintas especiais e solventes, além de ter resultado em uma configuração mais rápida para a impressora. A inscrição também mostrou inovações de design, incluindo a migração das marca de impressão para dentro da impressão. A redução de 1% no consumo de substrato resultante se traduz em economias de custo significativas.

  • U. Günther GmbH e Flexo-Service Cl. Jaehde GmbH, Alemanha (Inscrição conjunta)

A tecnologia Impulse Screen da U. Günther e as chapas FLEXCEL NX permitem que as impressoras flexo e aniloxes mais antigos imprimam em resoluções padrão mais altas, até 269 lpi em vez de 150 lpi, equiparando, e frequentemente excedendo, os resultados possíveis com rotogravura. Outros benefícios registrados incluem uma resolução duas vezes mais precisa do que com rotogravura, uma economia de tinta de até 15% por trabalho e aumentos de velocidade de até 25% por serviço.

Prata:

  • Litoplas Colombia

Essa conversão de gravura em flexo destaca o que é possível quando o convertedor e a marca trabalham juntos. Os três trabalhos inscritos são exemplos de projetos que usam a gama de cores expandida (ECG). A Litoplas Colômbia fez um excelente trabalho de implementação do fluxo de trabalho e demonstrou que a empresa pode atingir os níveis de economia e qualidade exigidos por uma grande marca internacional.

  • Numex Blocks India Ltd

O cliente queria explorar um fluxo de trabalho de impressão “direto para o tubo” para remover a variabilidade na reciclagem e eliminar uma etapa de fabricação. Como a maioria dos trabalhos continha oito cores, a Numex discutiu o processo detalhadamente com a gráfica e com a marca para estabelecer a melhor forma de melhorar cores ou texturas, incluindo a escolha do verniz. Usando as chapas FLEXCEL NX, foram alcançados excelentes resultados em 150 lpi, além de uma velocidade de produção de 130 tubos por minuto.

  • Tadam e Gruppo Sada s.p.a., Itália (Inscrição conjunta)

A Sada, uma cliente da Tadam, propôs trocar offset para flexo para agilizar o fluxo de trabalho de produção e, como resultado, encurtou o tempo de produção de 20 dias úteis para seis horas. O trabalho foi impresso usando chapas FLEXCEL NXC e DIGICAP NX Advanced Patterning, atingindo um ponto mínimo de 1%.

  • Technofilms, Guatemala

A Technofilms reduziu o uso de cores especiais de quatro para duas neste trabalho, o que resultou em uma redução de 22% nos tempos de configuração. Em outro trabalho, a empresa utilizou novos materiais de embalagem fabricados com filmes de espuma de polietileno mais sustentáveis para reduzir o peso – neste caso, em 11% -, e criar embalagens mais eficientes para transporte.

  • Teruel – Papéis Amália Ltda., Brasil

A Teruel trabalhou com três marcas para adaptar e criar designs de embalagens e novos substratos que não só se equiparassem em qualidade do produto quando era produzido anteriormente com gravura, mas que também aprimorassem as credenciais de sustentabilidade e eliminassem etapas no processo pós-impressão para reduzir significativamente os tempos de produção.

  • Victory Graphics e Caps Cases, Reino Unido (Inscrição conjunta)

Produzindo para a The Rake, uma marca fashion de luxo, a Victory e a Caps usaram uma única chapa FLEXCEL NX para criar uma imagem de qualidade fotográfica com uma mistura desafiadora de realces e sombras escuras. Impressa dentro da caixa, a imagem criou uma experiência incrível para os consumidores na hora de desembalar o produto. Isso foi feito de forma altamente eficiente. O pós-impressão passou a custar 30% menos do que com litografia, e, além disso, o pós-impressão flexo gerou um tempo de espera para novos pedidos significativamente reduzido.

Além dos 13 vencedores, os jurados destacaram, com um reconhecimento especial, as contribuições dos seguintes participantes:

  • A CR Serigrafia Srl e a Esbe Srl, da Itália, (Inscrição conjunta) produziram um excelente exemplo de impressão direta em embalagens rígidas.
  • A Mondi Halle GmbH, a Werner & Mertz GmbH, a Knecht GmbH&a Flexicon AG, da Alemanha (Inscrição conjunta), trabalharam juntas para criar um design de bolsa genuinamente inovador para melhorar a reciclagem e sustentabilidade.
  • A Papierfabrik Palm, fábrica da Seyfert, em Reichenbach an der Fils e a D&W Flexo-Manufaktur GmbH & Co. KG, de Osterwieck, na Alemanha (Inscrição conjunta),cooperaram para criar um design de embalagem inovador e impactante: uma sacola de papelão que pode ser facilmente transformada em uma caixa.
  • A Rotoplast d.o.o., da Hungria, converteu um trabalho feito em rotogravura em flexo criando um design de dez cores com um efeito de acabamento em verniz e aspecto de papel, algo que antes era restrito à gravura, uma conquista inovadora usando flexo.
  • A Z Due, da Itália, impressionou os juízes com uma excelente coleção de trabalhos em offset e rotogravura convertidos para flexo, aprimorados com a tecnologia de retículas BlueEdge, desenvolvida pela própria empresa.

O júri independente do Global Flexo Innovation Awards foi formado por especialistas que fazem parte da cadeia de valor de embalagens, responsáveis por avaliar o processo de impressão e a sustentabilidade desde o design até a produção. Os membros eram:

  1. Christopher Horton (EUA): Consultor de serviços gráficos (jurado principal)
  2. Laurel Brunner (RU): Jornalista e consultora, Verdigris
  3. Stefano d’Andrea (Itália): Especialista em flexo e gráficos industriais
  4. Kai Lankinen (Finlândia/Alemanha): Presidente e coproprietário, Marvaco Ltd
  5. Sebastian Longo (Argentina): Presidente e Diretor administrativo, Fotograbados Longo S.A.
  6. Ken McGuire (EUA): Pesquisador, Procter & Gamble
  7. Jason Goode (Austrália): Profissional de design e desenvolvimento de embalagens 
  8. Dr. Chip Tonkin (EUA): Presidente – Departamento de comunicações gráficas, Sonoco Institute of Packaging Design & Graphics

Para obter mais informações sobre os vencedores do Global Flexo Innovation Awards e suas inscrições vencedoras, visite www.transformingflexo.com.

FIM

Sobre a Miraclon

A KODAK FLEXCEL Solutions ajudou a transformar a impressão flexográfica por mais de uma década. Criados pela Miraclon, o FLEXCEL NX System e o FLEXCEL NX Ultra System, líderes do setor, oferecem aos clientes maior qualidade, custo-benefício aprimorado, maior produtividade e os melhores resultados da categoria. Focada no pioneirismo da ciência da imagem, na inovação e na colaboração com parceiros e clientes da indústria, a Miraclon está comprometida com o futuro da flexografia, posicionando-se como líder dessa jornada. Descubra mais emwww.miraclon.com; entre em contato conosco no LinkedIn, em Miraclon Corporation.

ARMOR e IIMAK unem forças

Em 4 de outubro de 2021, o grupo ARMOR anunciou a aquisição da empresa IIMAK (International Imaging Materials, Inc.). A atividade combinada de transferência térmica será denominada de ARMOR-IIMAK com receitas consolidadas superiores a 400 milhões de dólares, estabelecendo firmemente a empresa como a líder de mercado global na concepção e produção de ribbons de transferência térmica para a impressão de dados variáveis de rastreabilidade em etiquetas e embalagens flexíveis.

Hubert de Boisredon, presidente e diretor executivo do grupo ARMOR, afirmou: “Convencido de sua importância estratégica, Eu tenho perseguido ativamente essa fusão e hoje estou profundamente orgulhoso de poder anunciar essa aquisição. Nosso principal objetivo será unificar nossos pontos fortes de modo a beneficiar nossos clientes, parceiros e funcionários.”

Com uma história de ambas as empresas que remonta à década de 1980 por meio de uma licença compartilhada da empresa japonesa Fujicopian até 1998, a ARMOR se beneficiou de um sólido crescimento na Europa, com a IIMAK se beneficiando semelhantemente nos EUA. A ARMOR-IIMAK agora possui 1650 funcionários que produzem mais de 2,5 bilhões de m² de ribbon de transferência térmica. Christian Lefort, que recentemente integrou o grupo ARMOR, irá dirigir a entidade.

Christian Lefort, CEO da ARMOR-IIMAK: “Os caminhos de nossas duas empresas, ambas líderes históricas de mercado em tecnologia de transferência térmica, voltam a se cruzar e passarão a estar irrevogavelmente unidas. Essa fusão irá beneficiar todos os nossos clientes e parceiros externos, bem como nossos funcionários. Estou encantado e me sinto honrado em liderar essa fusão com o pleno apoio de todos na IIMAK e na ARMOR.”

Doug Wagner, CEO da IIMAK, foi nomeado como presidente da ARMOR-IIMAK Americas. Ele terá um papel fundamental no processo de integração e na concretização das sinergias na nova entidade, especialmente nas Américas.

Doug Wagner: “Estou satisfeito por termos conseguido tornar esta fusão histórica uma realidade.  A combinação de nossas duas empresas resulta em uma forte Organização global que criará um novo valor para nossos clientes e novas oportunidades para nossos colaboradores. Estamos entusiasmados por fazer parte dessa nova jornada como ARMOR-IIMAK”.

Vale também ressaltar que as duas Empresas estão unindo forças com múltiplos objetivos, incluindo:

  • Fortalecimento da respectiva presença na América do Norte e do Sul;
  • Oferecendo aos clientes o portfólio de produtos mais completo do mercado;
  • Alavancando o desenvolvimento tecnológico conjunto para aprimorar os produtos existentes e desenvolver rapidamente novos; e
  • Reduzindo a pegada de carbono por meio de logística otimizada.

Por meio dessa fusão, a nova Entidade irá desfrutar de uma cobertura industrial global com três centros de revestimento (entintamento), um em cada uma de suas regiões (Américas, Ásia e Europa) e quase vinte unidades de corte. A empresa já está planejando abrir novas filiais de corte/enrolamento para maximizar a proximidade do cliente.

A ARMOR comprou a IIMAK de seu acionista majoritário ACON Investments, L.L.C. (“ACON”).  Anjali Jolly, sócia da ACON, comentou: “Queremos agradecer à equipe de direção da IIMAK sob a liderança do CEO Doug Wagner por uma excelente parceria durante nossos três anos de propriedade. Desejamos à ARMOR-IIMAK muito sucesso no futuro.”

Esse negócio, que foi concluído com o apoio da PwC e da JonesDay, também inclui as atividades industriais de tintas fluidas da IIMAK, mas exclui sua atividade de fabricação de dispositivos médicos por contrato, iiMED. Os termos financeiros da transação são confidenciais.

Hubert de Boisredon conclui: “Estou absolutamente maravilhado com essa grande aquisição, que assinala um novo começo para toda a ARMOR. A mesma abre novos horizontes em todo o grupo, não apenas para a ARMOR-IIMAK, mas para todas as outras divisões.”

Sobre a ARMOR

A ARMOR é especialista na formulação industrial de tintas e no revestimento de camadas finas em filmes finos. O grupo é o líder global de mercado na concepção e fabricação de ribbons de transferência térmica para a impressão de dados variáveis de rastreabilidade em etiquetas e embalagens flexíveis. Líder europeu de mercado em serviços e consumíveis de impressão inovadores e sustentáveis, o grupo é pioneiro no desenvolvimento e produção de tintas industriais e materiais inovadores, tais como filmes solares orgânicos, coletores revestidos para baterias elétricas e filamentos sob medida para manufatura aditiva. Com uma presença internacional, a ARMOR Group possui aproximadamente 2450 funcionários em cerca de 20 países diferentes.  Em 2020, divulgou uma receita anual de 274 milhões de euros. Todos os anos, o grupo investe cerca de 30 milhões de euros em equipamentos industriais e P&D. A ARMOR é uma empresa responsável comprometida em estimular a inovação na sociedade. www.armor-group.com

Sobre a IIMAK

A IIMAK é uma empresa global de desenvolvimento e fabricação de produtos consumíveis de impressão, imagem e marcação com 1000 funcionários em todo o mundo. Com centros de produção nos EUA, Bélgica, Brasil e México, a IIMAK é uma especialista de longa data em ribbons de transferência térmica, oferecendo uma gama completa de produtos. Também diversificou sua carteira para incluir tintas para impressoras jato de tinta, filmes térmicos diretos e outros produtos relacionados. www.iimak.com.

Sobre a ACON Investments, L.L.C. A ACON Investments, L.L.C. é uma empresa internacional de investimento de capital privado sediada em Washington, DC (EUA) que gerencia fundos acionários privados e sociedades para fins específicos que realizam investimentos nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Fundada em 1996, a ACON é responsável pelo gerenciamento de cerca de 6 bilhões de dólares de capital. A ACON possui profissionais em Washington, DC, Los Angeles, Cidade do México, Madrid, São Paulo e Bogotá. Para mais informações, visite www.aconinvestments.com

Ahlstrom-Munksjö foca sustentabilidade e tecnologia para a Flexo & Labels 2022

Com presença confirmada na Flexo & Labels 2022 (24 a 27 de maio, no Pro Magno Centro de Eventos, São Paulo) a Ahlstrom-Munksjö dará foco especial em seus novos desenvolvimentos na linha de papéis com viés sustentável.

Atuando no Brasil desde 1995, e com mais de 170 anos de história no mercado mundial, a empresa levará para a feira toda tecnologia e inovação usada para criar soluções em papéis sustentáveis para o segmento de autoadesivos, com produtos provenientes de fontes renováveis, biodegradáveis, recicláveis e agora reciclados contribuindo ativamente para uma economia mais circular.

O destaque vai para a linha de papéis revestidos L1 LUMIMAX PCR, que, como diferencial, possui grande conteúdo reciclado na sua composição de fibras – sendo pelo menos 25% proveniente do pós-consumo. “Desta forma, contribuímos ainda mais com os altíssimos índices de reciclagem de papel no mercado brasileiro e mundial criando um novo caminho para a reciclagem em rótulos e/ou embalagens flexíveis”, salienta Rafael Yamamoto, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ahlstrom-Munksjö.

Família que prima pela sustentabilidade

A família de papéis couché L1 é indicada para diversas aplicações, de rótulos a embalagens flexíveis, contando com mídias de, pelo menos, 50% de fibra reciclada, sendo o mínimo de 25% de fibra reciclada PCR, passível de certificação, com excelente superfície de impressão e rotulagem e uso, como componentes, de materiais recicláveis, biodegradáveis e compostáveis.

“A Flexo & Labels é um evento que abrange um grande público altamente qualificado em segmentos prioritários para a Ahlstrom-Munksjö, como embalagens, rótulos e etiquetas, oferecendo um excelente espaço para que apresentemos nossas novidades para o mercado, permitindo aos visitantes terem contato com estas novas tecnologias para seus negócios”, diz Rafael.

Pós-pandemia

Para  Rafael Yamamoto, o período pós-pandemia, com a retomada dos eventos, tende a significar uma nova e abrangente oportunidade de negócios.

“Após um longo período de distanciamento e poucas interações presenciais entre os elos da cadeia, entendemos que é importante a retomada dessas atividades, que se mostram infinitamente mais eficazes na geração de novos contatos, discussões e por vezes novos negócios. Tudo isso ainda alinhado ao nosso objetivo de aumentar a conscientização sobre as possibilidades e vantagens de soluções em papéis especiais como a melhor opção para rótulos e embalagens”, acrescenta.

Atualmente, a Ahlstrom-Munksjö conta com 45 fábricas em 14 países, 8 mil empregados e mais de 3 bilhões de euros movimentados anualmente. Com uma forte presença no mundo todo, a empresa é líder na produção e comercialização de papéis especiais (Release Liners e Frontais) para o segmento de rótulos e etiquetas autoadesivas.

Em 2018, a Ahlstrom-Munksjö adquiriu a planta de Caieiras, e, hoje, são totaliza três unidades produtivas localizadas em São Paulo: Jacareí, Caieiras e Louveira, especializadas nos respectivos mercados de papéis revestidos para rótulos/embalagens, decorativos e filtração industrial.

Para saber mais sobre a Ahlstrom-Munksjö visite https://www.ahlstrom-munksjo.com/pt-br/sobre-nos/a-m-brasil/

Para saber mais sobre a Flexo & Labels 2022, acesse o site www.flexoelabels.com

BST Latina é mais uma empresa a assegurar presença na Flexo & Labels 2022

Com data confirmada para acontecer de 24 a 27 de maio, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo/SP, a Flexo & Labels 2022 anunciou hoje mais um expositor confirmado: a BST Latina.

Parte do Grupo alemão BST Group, presente nos cinco continentes, a empresa atua principalmente no segmento de embalagens e desenvolvimento de sistemas de qualidade de impressão por meio de soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente ou aplicação.

No Brasil, a BST Latina possui fábrica em Belo Horizonte e sede comercial em São Paulo. Conta, ainda, com representantes em nove estados.

Entre os destaques no amplo portfólio de tecnologias estão sistemas para alinhamento de banda, garantindo maior precisão no processo de impressão, detectando e corrigindo desvios, sem a necessidade de interrupção do processo; sistemas de inspeção de qualidade de impressão e de controle de registro; e sistemas para gerenciamento de workflow com elevado grau de automação para otimizar e interligar os processos de pré-impressão e impressão.

KOR confirma presença na Flexo & Labels 2022

A KOR, tradicional empresa fabricante de rebobinadores de inspeção robustos ​​para a indústria de impressão de etiquetas, já assegurou seu lugar na Flexo & Labels 2022.

Com sede em Oakville, Canadá, possui mais de 25 anos de mercado, sendo reconhecida pelo pioneirismo tecnológico. Para a feira, a empresa levará suas principais novidades nas áreas de Rebobinadeiras de Inspeção e Slitter. Dentro do amplo portfólio da KOR, cada máquina executa uma inspeção, edição, corte e retrocesso em uma única passagem.

“E adaptamos cada máquina para atender às necessidades, aplicações e requisitos de tecnologia exclusivos do cliente; por exemplo, os clientes podem adicionar uma integração de sistema de visão 100% automática, integração de link de fluxo de trabalho ou exaustão de compensação para sarjeta e remoção de borda, junto com dezenas de outras adições de desempenho”, explica Fernando Dablantes, representante comercial da KOR.

Para ele, participar de uma feira com a abrangência da Flexo & Labels 2022 representa um marco para a KOR na América do Sul. “Na última década, concluímos várias instalações na América do Sul, por isso sentimos que é importante estar onde nossos clientes estão. Estamos entusiasmados por estar em São Paulo e esperamos ver muitos de nossos clientes na feira e apresentar o nome KOR a outros visitantes”, salienta.

“Participar dessa feira é uma grande oportunidade de conversar com nossos clientes e compradores sul-americanos. É também uma maneira de as pessoas verem uma de nossas máquinas funcionando – seu desempenho para rótulos e a alta qualidade dos rolos que produzem. Não há coisa melhor do que ver ao vivo uma máquina KOR processando etiquetas bem na sua frente.”

Eptalam apresentará novidades para impressão banda estreita na Flexo & Labels 2022

Eptalam do Brasil, pertencente ao grupo italiano Eptanova com fábricas na Itália, Espanha, EUA, Índia, China e Brasil, está com presença confirmada na Flexo & Labels 2022, que acontecerá de 24 a 27 de maio, no Pro Magno Expo Center, em São Paulo. 

Juntamente com o Grupo SRS, seu sócio/parceiro no Brasil, o grupo apresentará novos produtos em seu portfólio além das tintas narrow web UV convencionais.

 Entre os destaques, estarão presentes novidades como:

  • Uvivid WL, tinta UV de baixo odor, desenvolvida para o mercado de alimentos e farmacêutico, fabricada no Brasil com tecnologia europeia, para os mais diversos equipamentos banda estreita;
  • Uvivid UV LED, que oferece alta performance e ótimo custo benefício em processos que envolvem cura por UV LED especialmente criada para atender às demandas da banda estreita UV livres de metais pesados, norma OEKO TEX, livre de metais pesados.
  • Linha completa para impressão offset FAST PRESS PL e SET PRINT PA, solução offset UV e vegetal, respectivamente, para impressão de embalagens e rótulos em diferentes substratos. 
  • SET PRINT TD – linha calcográfica desenvolvida e fabricada no Brasil para atender o mercado de impressão de documentos oficiais.
  • Soluções para gravação de Anilox
  • Soluções para gravação de camisas e cilindros de borrachas 
  • Desenvolvimentos de desenhos
  • Soluções para gravação DLE substituindo o fotopolímero.

Fedrigoni apresenta mundialmente sua nova identidade

A divisão de materiais autoadesivos passa a ser Fedrigoni Self-Adhesives

Quatro mil funcionários, 36 centros de produção e distribuição, mais de 32.000 produtos, 15 marcas e duas áreas de negócio reunidas sob uma nova identidade de marca única reafirmada. Um passo importante para um Grupo global com uma ambiciosa trajetória de crescimento e uma posição cada vez mais decisiva no mundo do papel e dos materiais autoadesivos.

A Fedrigoni, líder na produção e comercialização de papéis especiais de alto valor agregado para artes gráficas, embalagens, publicações, e materiais autoadesivos desde 1888, se renova e revela uma nova identidade global concebida pelo Pentagram.

Um dos estúdios gráficos e de design mais conhecidos do mundo criou e desenvolveu a nova identidade em todas suas facetas, alinhando as diversas marcas que foram sendo incorporadas ao Grupo ao longo das sucessivas aquisições e com a criação de um novo nome e uma imagem homogênea para a divisão de materiais autoadesivos, que passou de uma pluralidade de marcas e empresas – Arconvert, Ritrama e IP Venus – para uma única marca de excelência, Fedrigoni Self-Adhesives, potencializando, assim, seu pertencimento ao Grupo e sinergia com ele.

Um marco no plano de crescimento desta área de negócios, que se tornou uma das mais importantes empresas, em nível mundial, do segmento de rótulos e materiais autoadesivos de alta qualidade para setores como alimentação e bebidas, vinhos e bebidas espirituosas, beleza, cuidado pessoal e doméstico, farmacêutico, da indústria automotiva, da comunicação visual, luxo, têxtil, transporte e logística.

“Com este projeto de renovação da marca estamos lançando as bases para construir um grande grupo global, continuando a trajetória de crescimento que nos permitiu reduzir o impacto da Covid-19 no mercado e atingir todos os objetivos definidos em termos de aquisições, reforço do gerenciamento, inovação, desenvolvimento de produtos, alinhamento de processos, aceleração no âmbito da sustentabilidade e, agora também, uma nova identidade diferenciada em nível mundial”, comenta Marco Nespolo, diretor geral do Grupo Fedrigoni.

Trata-se de um processo no qual a criatividade e o design desempenham um papel fundamental: a Fedrigoni sempre esteve ao lado de quem tem ideias inovadoras com o papel, os rótulos e os materiais autoadesivos, permitindo-lhes encontrar o suporte certo para dar forma a suas criações, desde as embalagens de luxo aos rótulos mais requintados, tanto na arte quanto na edição. Elevating Creativity é a nossa missão: a escada, símbolo da cidade de Verona, é também o ícone que representa nosso desejo, através dos nossos produtos, de apoiar todos os clientes para melhorar e dar impulso às suas marcas.

O brasão, caracterizado pela tradicional escada e a data da fundação da empresa, continua sendo um elemento fundamental da marca Fedrigoni, ainda escrita em letras maiúsculas, mas substituindo a fonte francesa Peignot pela Forma.

“A fonte Forma representa perfeitamente a identidade global da Fedrigoni: forte, audaz e segura de si, com uma poderosa referência a suas raízes italianas. Além disso, é legível e funcional», explica Harry Pearce, sócio do Pentagram. Por isso, decidiu-se adotar a Forma em todas as aplicações, depois que a empresa londrina Graphic Thought Facility (GTF) também a escolheu para a criação do Paper Box, o catálogo completo de papéis Fedrigoni apresentado há alguns meses. A versão minimalista de Forma DJR, criada por David Jonathan Ross especialmente para a Fedrigoni, é utilizada em duas variantes, Text Regular e TextBold.

Também foi renovada a presença digital da empresa, começando pelos recém-publicados sites do Grupo (www.fedrigoni.com), dos investidores (http://investors.fedrigoni.com/) e da divisão de Autoadesivos (http://selfadhesives.fedrigoni.com), todos eles redesenhados de acordo com as novas diretrizes. Ao mesmo tempo, a estratégia social global do Grupo e das suas divisões de Papel e Autoadesivos foi harmonizada com novos perfis do Instagram, do LinkedIn e do Facebook, reformulados conforme a nova identidade.

Evolutech lança estroboscópio LED para segmento de rótulos e etiquetas

A Evolutech acaba de anunciar mais um lançamento inovador para o segmento de rótulos e etiquetas: o estroboscópio LED em versões portátil e fixa, que oferece excelente custo-benefício para inspeção de impressos. 

A luz estroboscópica é um aparato muito utilizado na inspeção de impressos em embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas. Quando as imagens passam em alta velocidade, a luz do estrobo faz com que a imagem fique “congelada”, que modo que se consiga visualizar todos os detalhes.

Segundo o Diretor Comercial da Evolutech, Sr. Freddy Johann, o produto chega para aumentar ainda mais o mix de produtos em seu portfólio para o mercado de rótulos e etiquetas. “A Evolutech notou ao longo dos anos, a falta de acessórios que venham facilitar o dia-a-dia dos impressores, bem como, melhorar o controle de qualidade de seus rótulos e etiquetas. Com isso, lançamos um produto no mercado com um excelente custo x beneficio, permitindo que todos tenham acesso a esse recurso, com a qualidade da marca Evolutech que todos conhecem no mercado”, destaca.

Epson e Mack Color inauguram espaço de experimentação em impressão digital

Epson & Mack Color Lab visa promover soluções mais rápidas para produção de rótulos e etiquetas autoadesivas em alta qualidade, sob demanda para pequenas tiragens, em um modelo de parceria inédito neste segmento na América Latina

A Epson, líder mundial em impressão e imagem digital, se uniu a Mack Color, referência em produção de autoadesivos, rótulos e etiquetas, para inaugurar o Epson & Mack Color Lab, um showroom equipado com soluções Epson de impressão digital em rótulos e etiquetas de diversos tamanhos, coloridas e em P&B. A iniciativa, que é a primeira desse porte voltada ao setor de rótulos e etiquetas na América Latina, tem como objetivo difundir a linha ColorWorks da Epson, para impressão em material autoadesivo de forma mais eficiente, rápida, com maior qualidade e que permita a personalização. A parceria é estratégica para o objetivo da empresa de dobrar o faturamento dessa linha de produtos neste anos.

“Existem diversas tecnologias para converter etiquetas ou rótulos autoadesivos, a Mack Color é tradicionalmente conhecida há 36 anos por conseguir hibridamente combinar diversos métodos de impressão, com inúmeros tipos de acabamentos diferenciados. Porém, muitos clientes nos procuram com a necessidade de etiquetas simples, com qualidade de impressão, resistentes a umidade e com rapidez na entrega”, segundo Marcos Rossi, diretor da Mack Color.

“Para atender a esse público a união da Mack Color com a Epson na linha ColorWorks foi perfeita. A otimização dos processos de etiquetagem para segmentos que exigem mais flexibilidade ajuda a acelerar o lançamento de produtos, viabiliza produções emergenciais, flexibiliza as linhas de produção e elimina estoques de rótulos pré-impressos”, completa.

O Epson & Mack Color Lab terá 3 modelos de equipamentos, a ColorWorks TM-C7500G e a TM-C3500, que são impressoras de até 4 polegadas de largura, para tiragens maiores em processos industriais e pequenas tiragens respectivamente, e a ColorWorks TM-C6500A, que permite impressão de até 8 polegadas de largura, atendendo a diversos segmentos incluindo setor químico com as etiquetas no padrão GHS.

As impressoras Epson ColorWorks eliminam em inúmeras situações a necessidade de utilizar etiquetas pré-impressas em uma gráfica, uma vez que permitem que todo o conteúdo possa ser impresso no momento em que a mesma será utilizada, trazendo mais flexibilidade e eficiência no fluxo de trabalho. “Esse era um ponto de grande frustração dos nossos clientes, que acabavam perdendo dinheiro com impressões desnecessárias ou quando há mudanças no design exigidos para os padrões das etiquetas”, comenta Mateus Larrabure, gerente de Produtos da Epson.

O novo espaço da Epson e da Mack Color está aberto para visitação a partir desta quinta-feira, dia 21. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, o uso de máscaras é obrigatório e totens de álcool em gel também estarão disponíveis. Haverá limitação da quantidade de visitantes, sendo necessário agendamento prévio através do e-mail: colorworks@mackcolor.com.br.